08/05/2017 11h23

Curso ‘Redação Oficial’ on-line apresenta alta procura

Disponível pela primeira vez na modalidade a distância pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), o curso ‘Redação Oficial’ apresentou alta procura por parte dos servidores. Em apenas três dias de inscrição, a instituição preencheu todas as 150 vagas abertas para a primeira turma.

O curso traz informações e atualizações sobre normas gramaticais da Língua Portuguesa e sua aplicação na comunicação e em documentos oficiais. Com isso, os participantes conseguem relembrar conteúdos importantes que facilitam a transmissão de mensagens com menos ruído e de acordo com a norma padrão.

A oferta vai ao encontro da proposta da Esesp de ampliar, cada vez mais, o acesso dos servidores estaduais e municipais às ações de capacitação. Entre os benefícios trazidos pela mudança está a possibilidade de abrir um número maior de vagas e a facilidade de acesso, evitando a necessidade de deslocamento até Vitória.

Atualmente a Escola de Governo possui um total de 10 cursos on-line em seu portfólio, que são ofertados mês a mês de acordo com a Demanda Estadual, número que tende a crescer. De acordo com a equipe de Educação a Distância (EaD) da Esesp, a alta procura das ações on-line reflete o anseio por inovação e novas alternativas.

“A tecnologia nos ajuda a transpor algumas barreiras, como a distância geográfica. Além disso, os participantes encontram um material exclusivo e o acompanhamento necessário para absorverem o conteúdo apresentado”, explicou Wistercley Carvalho, coordenador da EaD.

A expectativa é que nos próximos meses sejam abertas novas turmas de Redação Oficial no formato on-line, permitindo que outros servidores também possam se aprofundar no tema.

Excel Básico

Outra novidade lançada pela Esesp na modalidade a distância é o curso ‘Excel básico’, que também contará com a primeira turma neste mês. O objetivo é preparar os servidores para desempenharem de forma efetiva funções que demandem conhecimento e uso do software.

Esta ação é destinada a profissionais que atuam nos órgãos do Estado e nas administrações municipais. As inscrições começam nesta terça-feira (09) e poderão ser feitas até o dia 24 de maio ou enquanto houver vagas disponíveis.

Para se inscrever, os servidores do Governo do Estado e de empresas de economia mista devem procurar o setor de RH do órgão onde atuam para solicitar a participação.

Já os profissionais que integram as administrações municipais e parceiros que possuem Termo de Cooperação firmado com a Escola de Governo devem preencher a ficha de pré-inscrição, no site da Esesp, e enviá-la por e-mail para inscricao@esesp.es.gov.br ou via fax para o número 3636-6713.

Experiência

Aqueles que já passaram pela Educação a Distância da Esesp contam que a experiência foi positiva. Além do acesso mais fácil ao conteúdo, eles apontam que a plataforma utilizada para as atividades contribui para fortalecer os temas abordados e fixar as informações.

É isso que explica, por exemplo, o servidor da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) Kelvin Bruni. Para ele, entre os pontos positivos está o direcionamento dado aos conteúdos abordados, o acompanhamento do docente e o compartilhamento de informações.

“Eu achei a proposta bastante interessante. O conteúdo é bem específico e tratado de forma objetiva, o que faz você sair levando o máximo de informações. E é fácil de manusear, com vídeos, fóruns e várias outras ferramentas, que contribuíram para a minha formação”, disse.