08/08/2017 16h58

Evento aborda empreendedorismo no serviço público

Cerca de 50 servidores públicos estaduais participaram, nesta terça-feira (08), da primeira turma do ‘GovLab Experience’. O evento, que conta com o apoio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), tem o objetivo de despertar o potencial empreendedor com foco na transformação do serviço público e do indivíduo. 

De forma inovadora e dinâmica, os participantes têm acesso a exemplos de pessoas que atingiram o sucesso ao empreender no setor público, em diferentes áreas, assim como os benefícios trazidos por essa nova cultura tanto para a própria organização como para aqueles que fazem uso do serviço prestado. O momento foi conduzido pelo consultor Alexandre Guimarães. 

Além de representantes do Elo Group, que organiza o encontro, o evento contou com a participação da secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, e da diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers. Durante sua fala, Dayse ressaltou a necessidade de trazer esse assunto para debate. 

A secretária também comemorou a boa procura pelo evento. “Temos um time grande para nos ajudar a movimentar essa roda da inovação. E é esse o caminho que temos que seguir. Nossa agenda tem que ter esse norte e olhar para a modernização, que são conceitos e práticas cada vez mais exigidos pela sociedade”, pontuou Dayse. 

Essa foi a primeira turma a participar da discussão. A programação conta, ainda, com um novo encontro que será realizado nesta quarta-feira (09), com uma quantidade semelhante de pessoas. Desta vez, além dos profissionais do Estado, também serão beneficiados servidores das administrações municipais. 

Movimento Inovador 

A formação desta parceria para promover o evento GovLab Experience faz parte de uma série de ações empreendidas pela Esesp e pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Uma delas é o Laboratório de Inovação na Gestão (Labges), que vem auxiliar o setor público no fortalecimento dessa cultura criativa. 

Além disso, as duas instituições realizam uma revisita aos cursos e demais soluções didáticas que são ofertadas pela Escola de Governo e integram a trilha de aprendizagem de Inovação. A proposta é que essa trilha passe a englobar novas formações e temas, ocupando outros espaços de aprendizagem. 

A Esesp também tem fortalecido seu trabalho junto às lideranças. Para isso, a instituição tem estreitado sua relação com o Insper para viabilizar a Escola de Líderes, espaço que estimula lideranças eficazes, democráticas e orientadas pelos princípios da criatividade, inovação e sustentabilidade. 

Para a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, essa gama diferente de ações que exige uma nova postura daqueles que as colocarão em prática. “Daí a importância de espaços educacionais como esses. A capacitação é um dos instrumentos mais poderosos para criar um ambiente propício à mudança e há pessoas com coragem para inovar e vigor para empreender”, disse.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard