06/02/2018 12h06

Servidores participam de bate-papo sobre gestão e liderança

A tarde desta segunda-feira (05) foi marcada por um bate-papo sobre gestão, liderança e cultura organizacional promovido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Com participação do mestre em Gestão do Conhecimento, Inovação e Dinâmica Empreendedora Marcelo Lage, o encontro reuniu cerca de 50 pessoas entre servidores e docentes.

Ao longo mais de sessenta minutos de conversa, Marcelo contou para o público presente um pouco da experiência que possui nessas áreas. Ele, que já atuou como consultor, treinador e auditor em cinco continentes, também foi responsável pela introdução da metodologia Design Thinking na mineradora Vale.  

Entre os temas abordados, o profissional destacou a importância de entender, ouvir e respeitar o cliente. Para isso, segundo ele, é preciso que todos os processos da organização, incluindo a tomada de decisões, ocorram levando em consideração as demandas e necessidades apresentadas pelo público. Marcelo também pontuou que, para se alcançar os resultados, as lideranças são fundamentais.

“Hoje os líderes precisam assumir três papéis diferentes. O primeiro deles é motivar, engajar e estimular a equipe. Mas não se resume só a isso. Ele também precisa garantir que o trabalho está funcionando, o que chamo de ‘momento auditor’, e atuar como estrategista para entender onde a organização está e aonde ela precisa chegar”, pontuou.

A ação fez parte da proposta da Escola de Líderes, projeto lançado pela Esesp com foco na formação e desenvolvimento de lideranças públicas. A intenção é permitir novos momentos de debate focados na construção e fortalecimento das lideranças públicas no Estado.

Além da diretora-presidente presidente da Escola de Serviço Público, Dângela Bertoldi Volkers, e da diretora técnica, Sylvana Torres, o momento também contou com a participação de gestores e docentes que participaram da primeira turma do curso “Formação de Lideranças”, desenvolvido em parceria com o Insper.

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard