06/07/2018 10h45

Palestras marcam encontro do Geração Ativa

Servidores do Poder Executivo Estadual participaram, nesta quarta (04) e nesta quinta-feira (05), do Programa de Preparação para Aposentadoria – Geração Ativa, coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (NASS), da SEGER. O encontro foi realizado no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão e no Instituto de Previdência do Estado (IPAJM).

Planejamento de vida e relacionamentos, finanças pessoais, legislação e orientação previdenciária e cuidados com a saúde foram os assuntos abordados nos dois dias de evento. Cerca de 40 servidores tiveram a oportunidade de refletir, interagir, sanar dúvidas e trocar ideias sobre essa nova fase da vida.

De acordo com Simoni Dalfior, membro da equipe do NASS, “é importante planejar a vida sob diversos aspectos. Os servidores puderam ser cuidados também pelos parceiros do Programa de Ações Preventivas, do Hospital da Polícia Militar (HPM), e da Caravana da Saúde da Católica de Vitória Centro Universitário (UCV), que realizaram aferição de pressão arterial, medição de glicose, orientação postural e cálculo de IMC.

De acordo com a palestrante, psicanalista e coach, Giovana Carvalho, que ministrou no primeiro dia de aula, “a proposta desse ano foi inovadora, trazendo a possibilidade de uma imersão, falando sobre empreendedorismo, de propósito de vida, relações familiares, além de falar sobre um recomeço de vida”, afirmou.

Previdência

As explanações sobre o tema Previdência, realizadas no segundo dia do encontro, no IPAJM, ficaram a cargo da diretora Técnica Mariana Gonçalves e da gerente de Benefícios, Liane Mara, ambas servidoras da Autarquia.

Além disso, após a palestra, técnicos do IPAJM promoveram um sistema de “balcão de orientações”, em que os servidores puderam ser atendidos de forma personalizada. Assuntos como cálculo de proventos e documentação necessária para a aposentadoria fizeram parte das conversas no decorrer dos atendimentos. Orientações relativas a legislações previdenciárias também não ficaram de fora.

“A preparação para a aposentadoria, que é uma nova etapa de vida, e de extrema importância, deve ter início desde já, pois, dessa forma, o servidor fica informado e se orienta sobre os seus direitos, deveres, entre outras informações referentes à inatividade”, enfatizou a diretora Técnica do IPAJM Mariana Gonçalves.

Destaca-se que este evento foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o IPAJM.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard