21/12/2017 16h25

Campanha do Programa Qualivida arrecada mais de 1000 itens para instituições que cuidam de crianças e idosos

O Programa Qualivida, coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), realizou na quarta-feira (20) a entrega de 1.071 itens de higiene pessoal, cama e banho, a duas instituições sociais. Eles foram arrecadados por meio da campanha “Servidor Solidário: Natal”, promovida em parceria com os representantes de diferentes órgãos do Estado, entre os dias 04 e 15 de dezembro.

O Lar de Idosos Avedalma, em Cariacica, que atende idosos de 65 a 112 anos, recebeu doações de lençóis de solteiro, fronhas para travesseiro, toalhas de banho. Já a Casa Lar Menino São João Batista, na Serra, que cuida de crianças de 0 a 5 anos de idade, contou com as doações de fraldas descartáveis (tamanhos RN, P, M e G), pomadas para assaduras, sabonetes, lenços umedecidos, cremes dentais e escovas de dentes. Além disso, alguns servidores espontaneamente doaram roupas, itens de higiene pessoal para os idosos, e brinquedos para as crianças.

Participaram do “Servidor Solidário: Natal” os representantes Qualivida dos seguintes órgãos e secretarias: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES); Departamento Estadual de Trânsito (Detran ES); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes); Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM); Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont); Secretaria de Estado da Cultura (Secult); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger); e da Assembleia Legislativa do Estado (Ales).

Mais iniciativas

A solidariedade também marcou presença em outros órgãos do Poder Executivo Estadual. Os servidores da sede da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) doaram 77 kg de alimentos para a Associação Lar Semente do Amor que atende crianças em Vila Velha; os do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER) presentearam 63 crianças que enviaram cartas para o Papai Noel dos Correios. Uma equipe do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) montou kits de presente para crianças atendidas na Casa de Acolhida I, em Vitória, Casa Lar Menino São João Batista, em Serra, e Fraternidade OraAção, em Vila Velha.

A coordenadora do Qualivida, Aline Schultz, destaca que é importante valorizar e reconhecer as atitudes solidárias dos servidores, pois demonstram propósito e sensibilidade com as pessoas. “A solidariedade é um valor que se manifesta por meio das ações e deve ser incentivada para se tornar um hábito fora e dentro do ambiente de trabalho, pois os seus benefícios são muito significativos para as pessoas e as organizações. Essas iniciativas envolveram mais de 400 pessoas entre crianças e idosos, e são alguns exemplos, dentre tantos outros, de atitudes solidárias realizadas pelos servidores públicos”.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard