07/12/2017 09h32

Estado ganha novos especialistas em perícia de incêndio

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) ganhou novos especialistas em perícia de incêndio e explosão. Na tarde dessa terça-feira (05), foi realizada a formatura de 30 oficiais-alunos que participaram da especialização oferecida em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia; do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Marcelo D’Isep; e da diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers.

Garcia aproveitou a oportunidade para destacar a importância dessa ação para atividades desenvolvidas pelo CBMES. “Parabéns a todos que concluíram essa caminhada. Temos um papel de servir cada vez melhor a sociedade e, para isso, é preciso estar bem capacitado. Essa foi a proposta dessa ação que vocês finalizam aqui”, destacou.

O curso teve o objetivo de capacitar os oficiais combatentes na realização das mais diversas investigações em casos envolvendo incêndios e explosões. Além de bombeiros do Estado, o grupo contou com membros das corporações de Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro.

De acordo com o comandante geral dos bombeiros, além dos benefícios conquistados pelo curso, os encontros também foram marcados pela troca experiência. “Foi muito bom receber colegas de fora para trazer informações sobre as rotinas que eles adotam em seus estados e as suas particularidades, enriquecendo todo o debate”, disse.

Essa foi a primeira turma da especialização. A intenção é que uma segunda turma seja aberta em 2018, também com 30 participantes, ampliando o número de especialistas no tema. As aulas foram divididas em quatro níveis, sendo: expositivas, em laboratório, práticas e visitas técnicas.

Importância do tema

O curso trouxe informações sobre a perícia de incêndios e explosões em locais de sinistros, atividade que tem como principais intuitos subsidiar as decisões do Poder Judiciário em processos que envolvem esses fatos, assim como retroalimentar o ciclo operacional dos bombeiros quando a fase investigativa é consolidada.

Por intermédio de relatórios nos quais são pesquisadas as causas e origens dos incêndios e estudados o comportamento do fogo, os danos causados e os bens salvos, são produzidos protocolos com a intenção de tornar mais eficaz a proteção contra incêndios e contra pânico, entre outros.

 

 Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard