23/09/2016 14h53

Estudantes crescem profissionalmente durante estágio no setor público

Apoio em atividades diversas, organização de documentos e acompanhamento de processos. Essas são algumas das atividades realizadas no dia a dia pelos estagiários do programa Jovens Valores, do Governo do Estado, que conta hoje com estudantes de 60 formações diferentes, entre cursos de níveis técnico, médio e superior.

Neste domingo (25), comemora-se, no Espírito Santo, o Dia do Estagiário. Com objetivo de homenagear os jovens aprendizes que atuam no Estado e reconhecer a importância do trabalho deles, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) destaca os aprendizados conquistados por eles no ambiente de estágio.

Mayara de Oliveira Souza Matos, de 18 anos, é estudante do 3º ano do Ensino Médio e estagia no gabinete da Seger há quase dois anos. A experiência influenciou a jovem na escolha do curso que ela pretende fazer.

“No estágio aprendi a me comunicar melhor, melhorei meu relacionamento interpessoal e tive a oportunidade de me envolver no acompanhamento dos processos, sendo fator determinante para eu querer ingressar no curso de Direito. O estágio também me proporciona diversas oportunidades, como a capacitação durante as palestras que são ofertadas pelo Programa Jovens Valores”, afirmou Mayara.

Eder de Jesus, de 28 anos, que cursa o 7º período de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, se inscreveu no programa Jovens Valores e foi selecionado para estagiar na Assessoria de Comunicação, onde realiza tarefas de produção visual, confecção de artes para eventos e redes sociais.

“O estágio do Jovens Valores tem me dado a oportunidade de vivenciar uma das várias possibilidades do meu curso de graduação. Aqui no órgão tenho contato com pessoas, empresas, profissionais de várias áreas e sempre estou aprendendo com a rotina de trabalho. Nesse estágio consigo conciliar estudo e trabalho, e espero que ele possa me abrir portas no futuro para o mercado”, relatou Eder.

Jovens Valores

Desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o programa foi instituído em 2009 e prioriza o acesso de estudantes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a inserção do estudante no mercado de trabalho, colaborando para sua formação profissional e humanitária.

O Programa atende cerca de 1,8 mil estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, de 50 municípios do Estado do Espírito Santo, com faixa etária entre 16 e 55 anos.

"Nós da Coordenação do Programa Jovens Valores gostaríamos de agradecer a cada estagiário, de cada órgão e município, pelo trabalho que realizam. É muito gratificante trabalhar com pessoas cujas histórias nos inspiram a buscar novas ideias e soluções que possam contribuir para sua experiência de estágio e para a vida", disse Kamilla Mota.

Inscrição

Para participar, o candidato precisa estar matriculado e frequentando efetivamente o ensino regular em instituição de educação técnica ou superior, vinculado à estrutura de ensino público ou particular, oficial ou reconhecido; não estar empregado e nem possuir outro vínculo de estágio.

Os interessados devem se inscrever por meio do site www.jovensvalores.es.gov.br.

A classificação ocorre de acordo com o perfil da vaga e os critérios socioeconômicos estabelecidos. O contato com os estudantes será feito via e-mail e telefone. Portanto, é importante manter os dados atualizados.

Dúvidas e orientações

Equipe Jovens Valores: jovensvalores@seger.es.gov.br  ou http://www.jovensvalores.es.gov.br/#fale-conosco