23/03/2017 10h34 - Atualizado em 23/03/2017 11h14

Geração Ativa abre novo ciclo com palestra sobre finanças

 Servidores reunidos para ouvir dicas práticas e aprender um pouco mais sobre educação financeira. Assim foi o primeiro encontro do Programa de Preparação para a Aposentadoria – Geração Ativa, ciclo 2017, realizado nessa terça-feira (21), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Intitulada “Dinheiro: sabendo usar, não vai faltar”, a palestra foi comandada pelo professor e especialista em finanças empresariais Leonardo Cassa de Oliveira. Durante toda a tarde, o palestrante estimulou o público presente a pensar nas melhores maneiras de aplicar o dinheiro nesse processo de transição para a aposentadoria.

“Normalmente não somos educados financeiramente em nossas vidas. Essa é uma das razões pelas quais tomamos atitudes que acabam prejudicando nosso bem estar nessa fase da vida. O dinheiro não tem capacidade de tomar decisões. Somos nós que temos que decidir como ganhar e como investir. Se soubermos fazer isso corretamente, conseguiremos bons resultados”, explicou Leonardo.

O momento teve como objetivo abordar informações, procedimentos e resultados acerca da utilização do dinheiro, elevando a autoestima e a capacidade gerencial dos participantes sobre si mesmos e sobre suas finanças. Cerca de 30 servidores estaduais de diversas secretarias e órgãos estiveram presentes.

Entre os profissionais que aproveitaram o momento para iniciar a programação financeira para a aposentadoria estava Leda Vitória, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Ela, que já participou de outras palestras do programa, falou sobre a necessidade de se preparar para essa nova etapa. 

“Recebemos muitas dicas de como fazer um planejamento econômico, como usar os nossos recursos na aposentadoria. Esse é um novo ciclo da vida no qual você pensa ‘e aí?’. Muita coisa muda. Temos que estar preparados para o que virá, pensar e planejar sobre como vai ser. Isso será fundamental para a qualidade de vida que teremos”, opinou.

Essa foi a primeira palestra de um total de cinco que serão realizadas dentro do programa: Os temas a serem debatidos são: “Família e apoio social: não estarei sozinho”, “Saúde e autonomia: a vida no segundo tempo”, “Missão de vida e novas carreiras” e “Orientações previdenciárias: meu tempo chegou?”.

Programa Geração Ativa

O ‘Geração Ativa’ é desenvolvido pela Seger em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM).

O público prioritário é composto por servidores nas seguintes situações:

O tempo de contribuição ou de idade que falta para preencher os requisitos para a aposentadoria é igual ou inferior a três anos;

Estão em abono permanência;

Possuem 67 anos ou mais de idade;

Estão afastados para a aposentadoria há, no máximo, três meses;

Estão afastados para tratamento da própria saúde há 18 meses ou mais.

Os servidores que têm o interesse em participar e não possuem essas características também precisam comunicar ao RH do órgão onde atuam, pois as vagas remanescentes podem ser ocupadas pelo público não prioritário.

 

Informações à imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação do IPAJM

Carolina Paixão Emery Ferreira

carolina.ferreira@ipajm.es.gov.br

Tel.: 3636-4189

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard