21/09/2017 16h48 - Atualizado em 21/09/2017 16h51

Grupos de Planejamento e Orçamento iniciam formação

Servidores de diversas Secretarias e órgãos do Estado iniciaram, nesta terça-feira (21), uma formação destinada a profissionais que atuam nos Grupos de Planejamento e Orçamento (GPOs). Essa é a primeira turma oferecida nesta capacitação, que conta com 40 participantes.

Desenvolvida pelas Secretarias de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e Planejamento (SEP), com apoio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), a formação inicial tem o intuito de disponibilizar uma ampla gama de conhecimentos aos servidores sobre temas como planejamento, controle e execução orçamentária.

A ação é dividida em cinco módulos distintos e complementares, que serão realizados mensalmente. Nesse primeiro módulo, o tema abordado é a ‘Gestão de Pessoas’, com a docente Denise Lemos. De acordo com a analista do Executivo da Seger, Isabela Vasconcellos Pylro, a iniciativa Integra um projeto maior da Seger.

“Essa oferta faz parte do programa que foi viabilizado pela Gerência de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (Gecad), que tem como objetivo capacitar as áreas administrativas do Estado. Ele começou com os profissionais de Recursos Humanos, estamos finalizando os Grupos Administrativos e agora vamos cuidar dos GPOS”, disse Isabela.

Nos próximos encontros, o curso vai abordar temas como o ‘Planejamento Estratégico com foco em gestão de projetos’, ‘Planejamento Governamental e Programação Orçamentária’, ‘Execução Orçamentária e Qualidade do Gasto’ e a ‘Lei de Responsabilidade Fiscal e Contabilidade Pública’.

Ainda segundo Isabela, os conteúdos foram pensados exclusivamente para esse público, com especialistas Secretaria de Estado de Planejamento (SEP). “Fizemos essa parceria para estruturarmos a oferta sob medida para os participantes, com conhecimentos e informações que vão se somar”, pontuou.

Programa de Capacitação

A oferta da primeira turma da formação inicial para Grupos de Planejamento e Orçamento faz parte das ações desenvolvidas pela Seger, por meio da Gecad. Elas foram iniciadas ainda em 2016, quando uma turma de profissionais que atuam nos setores de Recursos Humanos passou pela sala de aula para aprimorar e atualizar conhecimento.

Já em 2017, foi a vez dos servidores dos Grupos Administrativos começarem a capacitação. As ações tiveram início em junho. Nesta semana, o curso chegou ao quarto módulo, abordando temas como ‘Gestão Documental’, ‘Protocolo e Gestão de Patrimônio Imobiliário’ e ‘Lei de Responsabilidade Fiscal’.

Informações à Imprensa:

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Renan Correia Chagas

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Texto: Renan Chagas

 

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