20/01/2017 18h06

Navegando na Internet na Melhor Idade: conhecimento e entretenimento para idosos

Com o objetivo de promover a inclusão digital das pessoas da terceira idade, o Programa Navegando na Internet na Melhor Idade, que consiste numa ação do Governo do Estado – por meio do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) – em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). As inscrições são gratuitas. 

O programa proporciona alguns benefícios aos alunos como acessar vários sites, mandar e-mail para amigos e parentes, criar contas nas redes sociais para se comunicar e se relacionar, fazer novas amizades e fortalecer a autoestima.

Desde 2001, o projeto já beneficiou mais de 4 mil pessoas. Uma delas é o aposentado João Paes dos Santos, 74 anos. Para ele, o “Navegando na Internet na Melhor Idade” permitiu conhecer outros caminhos que o ajudam a ter uma visão mais ampla da vida, a ter mais acesso ao lazer e a serviços do Governo, além de melhorar a qualidade de vida e a autoestima. “Antes do curso, não usava o computador e nem o celular. Tinha que ter alguém do lado para acessar a Internet, porque não conseguia fazer isso sozinho”.

Outro exemplo dos bons resultados do programa é a aposentada Waldenéa Barcelos Hertel, 60 anos, que está muito feliz com o carinho das monitoras. “Se pudesse, viria para cá todos os dias”, ressaltou.

Com um método interativo, as aulas são ministradas por monitoras. Os participantes navegam na Internet e visitam sites sobre diversos assuntos. “O programa vai além de uma aprendizagem das tecnologias, ele faz com que os idosos se sintam mais participativos, atualizados e independentes na sociedade”, enfatizou Ana Paula Fairich, uma das monitoras do Navegando na Internet na Melhor Idade.

Como participar

As aulas são realizadas no prédio do Prodest, na Praia do Suá, em Vitória, e no edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. Os horários são bem acessíveis com aulas de 60 minutos, de segunda a sexta-feira, com três turmas pela manhã, e três turmas à tarde. O programa é destinado a pessoas a partir dos 50 anos de idade, independentemente, do nível de conhecimento em informática. A inscrição pode ser feita por telefone ou pessoalmente onde acontecem as aulas.

Prodest

Telefone: (27) 3636-7257

Endereço: Av. João Batista Parra n.º 465 - Praia do Suá - Vitória /ES

CEP: 29050-330

Seger

Telefone: (27) 3636-5349

Endereço: Av. Governador Bley - Ed. Fábio Ruschi 1º andar - 236 - Centro - Vitória/ES

CEP: 29010-150

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard