15/08/2017 09h37 - Atualizado em 15/08/2017 11h09

Projeto “Secont na Estrada” é apresentado em curso da Esesp

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) apresentou, nesta segunda-feira (14), o projeto “Secont na Estrada” a servidores da Prefeitura de Vila Velha. A apresentação, realizada pelo secretário da pasta, Eugênio Ricas, foi durante um curso oferecido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Vila Velha.

Criado pela Secretaria para disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão nos municípios, neste ano o projeto “Secont na Estrada” será desenvolvido em parceria com a Esesp. A proposta é levar a servidores municipais de diferentes regiões do Estado workshops com duração de 4 horas, compartilhando conhecimentos sobre transparência pública, ética e combate à corrupção.

Durante a apresentação, o secretário Eugênio Ricas destacou a importância da transparência como ferramenta de melhoria da gestão e transformação social e também apontou o fato de o Estado ser referência na aplicação da Lei Anticorrupção.

“O ‘Secont na Estrada’ é uma oportunidade excelente para disseminar os conhecimentos da Secretaria no combate à corrupção, na transparência e no controle interno aos servidores públicos municipais. E agora, com essa parceria, nós conseguimos agregar a expertise da Secont com a prática da Esesp na formulação de cursos”, afirmou.

As próximas apresentações do secretário serão nos dias 4 de setembro, em Vitória, e 19 de setembro, em Aracruz, Norte do Estado. A previsão é que os workshops desta edição do “Secont na Estrada” comecem a ser oferecidos ainda neste ano. Em seu primeiro ano, em 2016, o programa já capacitou servidores em municípios das regiões Sul, Serrana, do Caparaó, Norte e Noroeste do Estado.

Segundo a coordenadora do projeto, a auditora do Estado Letícia Campos Souza, a proposta para o próximo ano é que também seja oferecida a modalidade a distância, em parceria com a Esesp, com objetivo de facilitar o acesso às capacitações.

Cursos nos municípios

A apresentação do projeto “Secont na Estrada” ocorreu durante a abertura do curso de “Gerenciamento e Fiscalização de Contratos”, promovido pela Esesp no município de Vila Velha. A formação é conduzida pelo auditor do Estado e docente Lusmar Pizetta, com encontros até sexta-feira (18), e reúne cerca de 40 profissionais.

A oferta tem o intuito de levar os participantes a dominarem os procedimentos legais e administrativos da contratação pública para a realização do gerenciamento e fiscalização eficazes e eficientes. Além disso, eles podem sanar dúvidas frequentes sobre o tema, obtendo os conhecimentos necessários para aprimorar o seu dia a dia de trabalho.

A disponibilização do curso faz parte do programa ‘Novas Competências na Gestão Municipal’, desenvolvido pela Escola de Governo. O objetivo é auxiliar as prefeituras no desenvolvimento de competências e práticas dos seus servidores, nas mais diversas áreas, por meio da oferta de cursos e outras soluções didáticas.

Segundo a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, o foco dessas ações está sempre direcionado para a sociedade. “O Governo do Estado tem assumido esse papel de ajudar a transformar o serviço público por meio do conhecimento. É assim que o Espírito Santo mostra que é possível cuidar das pessoas e das contas com total responsabilidade”, disse.