17/11/2016 17h57

Novembro Azul: Servidores participam de palestra sobre o câncer de próstata

Com objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção para um diagnóstico precoce de câncer de próstata, foi realizada, na tarde desta quinta-feira (17), no Edifício Fábio Ruschi, em Vitória, uma palestra sobre a saúde do homem.

A conscientização sobre a prevenção do câncer foi abordada por meio de uma palestra, apresentada pelo cirurgião geral João Cunha Thomaz, atuante na área de urologia. O médico respondeu aos questionamentos e reforçou a importância do conhecimento na adoção de comportamentos e ações que podem ajudar a evitar o surgimento da doença.

“É importante estimular a prevenção dos problemas de saúde do homem, principalmente do câncer de próstata, que é o segundo câncer mais comum na população masculina. Por isso, é necessário realizar os exames periodicamente. As mulheres são parte importante nesse processo de prevenção e diagnóstico, pois são elas que, na maioria das vezes, cobram e acompanham seus parceiros nessa ida ao médico”, avaliou o médico João Cunha Thomaz.

Para o gerente do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes), Celso Hamerski, que participou da palestra, a campanha novembro azul é muito importante, pois conduz a um processo de conscientização e adoção de uma cultura de prevenção. “É uma doença que acomete tantos homens, então é importante ter essa consciência para que os homens se cuidem”, afirmou.

De acordo com a analista do executivo Simoni Da Ros Dalfior, as palestras são oportunidades para a busca ou mesmo ampliação de informações sobre o assunto em questão, e para uma análise sobre como as atitudes podem influenciar na qualidade de vida. “Gostei muito da abordagem do palestrante, principalmente dos questionamentos feitos pelos colegas ao final da explanação. A dúvida de um pode ser a minha também, por isso é tão importante participar”.

A próxima palestra da programação do Qualivida está prevista para o mês de dezembro e irá abordar a prevenção do câncer de pele, em alusão ao Dezembro Laranja. O verão está chegando e é preciso atentar para os cuidados que se deve ter com a ação dos raios solares. “São informações que servirão para nós e que podemos propagar para familiares e amigos”, reforçou.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard