18/12/2017 14h59

Balanço 2017: Esesp investe em novas metodologias para docentes

O mundo contemporâneo têm exigido novas práticas em diversos espaços da vida, incluindo os ambientes de aprendizagem. Por isso, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) tem investido na capacitação de docentes, incentivando a revisita e o desenvolvimento de novas práticas metodológicas dentro de sala de aula.

Entre os meses de setembro e dezembro deste ano, a instituição capacitou mais de 130 profissionais nesse sentido. Foram desenvolvidas quatro turmas do “Workshop Gestão da Aprendizagem Inovadora”, ministradas pelo docente Peter Altoé, além de uma turma do “Workshop Gestão Humana Inovadora”, que também contou com a participação da docente Heloisa Biscaia.

Segundo Peter, ao investir em novas abordagens e metodologias, as instituições podem potencializar os resultados esperados. Além disso, os cursistas passam a usufruir de mudanças efetivas e dos benefícios provenientes desse processo de aprendizagem. Também é possível atender melhor às necessidades das organizações públicas e, consequentemente, da sociedade.

“Docentes e profissionais da educação enfrentam desafios tais como uma necessidade contínua de revisitar o seu modo de pensar e de operar, assim como ser a ponte para o processo de aprendizado. Atualizar-se quanto às novas tecnologias e saber usá-las nos programas pode gerar experiências que sejam memoráveis e engajem os participantes”, disse Peter.

Com duração de oitos horas cada, as oficinas trouxeram como proposta um mergulho nas tendências em educação coorporativa e práticas de metodologias para uso imediato. “O processo de transferência deve ser personalizado de acordo com cada contexto. Adotar uma postura mais afetiva, integrar atividades lúdicas e de solução de problemas aos conceitos e considerar a inteligência coletiva e atividades colaborativas são primeiros passos para adotar os conhecimentos aprendidos”, completou.

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, a oferta segue o objetivo da instituição. “Nosso intuito aqui é promover sempre as melhores experiências aos servidores para que cada conteúdo ensinado em nossas capacitações possa ser transportado para o dia a dia de trabalho e transformado em melhoria de práticas”, disse.

Novas metodologias

Segundo a diretora técnica da Esesp, Sylvana Torres, a intenção é que essas novas metodologias sejam acompanhadas por novas tecnologias. “É importante que todo o processo aconteça de forma conjunta, com resultados cada vez mais positivos para o desenvolvimento do servidor público. Para isso o nosso esforço em mudar as práticas de ensino, adotar as trilhas de aprendizagem e utilizar novos instrumentos tecnológicos”, explicou.

 

Informações à Imprensa:

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação Seger

Vitor Possatti Rodrigues

Texto: Renan Chagas

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard