20/01/2017 18h04

Esesp passa a integrar Rede de Capacitação do Suas

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) é uma das novas instituições classificadas para integrar a Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Renep/Suas). O resultado foi disponibilizado após a autarquia passar por uma avaliação do Comitê Técnico de Credenciamento, no fim de 2016, quando apresentou experiências exitosas na área social. 

A Renep/Suas é por formada Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, Escolas de Governo e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) e integra o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Seu foco é na qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, nos mais distintos territórios do país. 

A rede tem o objetivo de desenvolver ações de capacitação com vistas à melhoria da qualidade da oferta e a eficácia dos serviços socioassistenciais, além do desenvolvimento de estudos, pesquisas, metodologias e abordagens necessárias para efetivar a proteção social de famílias e pessoas pobres ou socialmente vulneráveis. 

A partir da classificação, a Escola de Governo do Espírito Santo poderá ser mobilizada pelo MDS, estados, Distrito Federal e municípios para o desenvolvimento e implementação de ações de formação, capacitação e disseminação de informações compreendidas no âmbito da Política Nacional de Educação Permanente do Suas (PNEP/Suas). 

Para a diretora presidente da autarquia, Dângela Bertoldi Volkers, esse resultado vem fortalecer a atuação da Esesp. “Estamos assumindo o papel de uma verdadeira Escola de Governo ao ampliar nossas ações de capacitação para diversas áreas e diversos públicos. Não há como pensar em uma sociedade sem pensar no campo social. É nessa frente que vamos atuar”, explicou.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard