18/12/2017 15h24

Evento marca finalização da Formação de Gestores

Foi realizado nesta segunda-feira (18), o evento oficial de encerramento das primeiras turmas de formação inicial de gestores das áreas administrativas do Estado. Os cursos foram destinados a servidores que atuam nos Grupos Administrativos (GAs), Financeiros Setoriais (GFS), de Planejamento e Orçamento (GPOs) e de Recursos Humanos (RHs).

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), em parceria com as Secretarias de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Fazenda (Sefaz), com o apoio Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A secretária Dayse Lemos aproveitou a oportunidade para lembrar que as ações de formação inicial de gestores integram o Programa de Capacitação da Seger, que faz parte da carteira de projetos prioritários da Pasta. Cada uma das ações foi pensada de acordo com as especificidades e as atividades desenvolvidas pro cada um dos grupos.

“Estamos mudando muito a forma de preparar essas capacitações junto com a Esesp. Ninguém mais traz aqui aquele cursinho pronto, que está na prateleira. Uma das características principais das nossas propostas é discutir quais as necessidades precisam ser resolvidas para atuarmos em cima delas. Com isso, o nosso ganho é muito maior”, pontuou.

O subsecretário de Planejamento e Projetos da SEP Jader Mutzig também elogiou a iniciativa, destacando a importância da atualização de conhecimentos para as boas práticas na gestão. “Esse é um momento de muito valor que marca a conclusão desta primeira etapa. É fundamental promovermos esses encontros, reconhecendo as atividades que cada grupo desenvolve e aprimorando esse trabalho”, completou.

O momento foi marcado por uma roda de conversa com a participação do subsecretário Jader Mutzig, da diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Gabriela Lacerda; do consultor do Tesouro Estadual da Sefaz, Alan Johanson; da assessora de planejamento Sandra Magevski; e da gerente de Monitoramento e Avaliação da SEP, Kéttini Calvi.

A programação contou, ainda, com duas apresentações da Esesp: uma abordando os resultados obtidos pela autarquia nos últimos três anos, feita pela diretora-presidente da Escola de Governo Dângela Bertoldi Volkers, e outra com a proposta da nova Trilha de Aprendizagem para a área de planejamento, comandada pela diretora técnica da instituição, Sylvana Torres.

Programa de Capacitação

A oferta da Formação Inicial faz parte das ações desenvolvidas pela Seger, por meio da Gerência de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (Gecad), cujo objetivo é capacitar as áreas administrativas do Estado. O programa foi iniciado com uma turma de profissionais que atuam nos setores de Recursos Humanos.

Já em 2017, foi a vez dos servidores dos Grupos Administrativos começarem a capacitação. Na sequência, os Grupos de Planejamento e Orçamento dessa ação, elaborada em conjunto com a SEP. A programação para 2017 foi concluída com a capacitação do GFS, cuja preparação do  conteúdo contou com o apoio da Sefaz.

Para 2018 a intenção é dar sequência à formação daqueles que já passaram por essa primeira etapa. Além disso, planeja-se ofertar novas turmas da formação inicial para os gestores dos grupos que não puderam participar dessa primeira experiência.

Informações à Imprensa:

 

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação Seger

Vitor Possatti Rodrigues

Texto: Renan Chagas

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard