20/02/2018 14h28

Seger alerta servidores sobre a importância de manter os dados funcionais e de desenvolvimento atualizados

Seja por meio de capacitações, graduação, especialização ou atuação em frentes de trabalho, a busca pelo aperfeiçoamento das atividades e por novos aprendizados é uma realidade vivida por muitos servidores do Poder Executivo do Estado. Mas, para que a Administração Pública possa acompanhar as características e o desenvolvimento destes profissionais, é essencial que eles mantenham seu cadastro atualizado.

Para isso, basta que o servidor - independentemente do vínculo que exerce - vá à unidade de Recursos Humanos (RH) do órgão onde atua toda vez que participar ou concluir um dos seguintes eventos: atividade de capacitação e qualificação profissional; atuação não remunerada em comissão, comitê e conselho; atuação na gestão e fiscalização de contratos e convênios; e publicação ou apresentação de trabalho científico/técnico, premiação de projeto e premiação Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo – Inoves.

É necessário que o profissional leve consigo a documentação exigida para a comprovação das atividades. A lista completa com os tipos de documentos está presente na Portaria Nº 2-R/2017, disponível para download no link www.seger.es.gov.br/dados_funcionais.

“A atualização dos dados funcionais e de desenvolvimento contribui para a melhoria da gestão pública, uma vez que permite ao Estado mapear e analisar as competências dos servidores e aplicá-las no serviço público”, destacou Heyde Lemos, gerente de Carreiras e Desenvolvimento do Servidor (Gecads), da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

Direitos e vantagens

Os dados referentes ao desenvolvimento dos servidores são utilizados para a concessão de direitos e vantagens, como a promoção na carreira. Por isso, ao mantê-los atualizados os profissionais asseguram a concorrência em processos promocionais nas suas respectivas carreiras.

Atenção ao prazo

A atualização dos dados funcionais deve ser feita até o dia 31 de março pelos servidores das seguintes carreiras: quadro permanente da Seger, padrão 1 a 15; DEC/Deares; Secult; Sedurb; quadro administrativo da Fafabes; Sesa/Iesp; Analista do Executivo; Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Especialista em Desenvolvimento Humano e Social; e Agente de Suporte Educacional

Censo

A atualização do registro funcional e de desenvolvimento não deve ser confundida com o Censo Bianual dos Servidores do Poder Executivo. A primeira refere-se às atividades de capacitação e qualificação profissional do servidor e não é obrigatória. Já o censo, que é compulsório, trata da atualização do cadastro pessoal dos servidores, utilizado para a gestão e pagamento de pessoal, bem como o cumprimento de obrigações previdenciárias, fiscais e atuariais.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br   

 

Éricka de Almeida Silva

ericka.silva@seger.es.gov.br

Texto: Vitor Possatti

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard