13/03/2020 17h42 - Atualizado em 13/03/2020 17h43

Seger e Detran celebram contrato para locação de imóvel que sediará a Ciretran da Capital

A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) celebraram, nesta sexta-feira (13), o contrato de locação de um imóvel no Centro de Vitória para sediar a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da Capital.

Atualmente o órgão está localizado no bairro Mata da Praia e conta com 43 profissionais trabalhando. A previsão é de que em junho deste ano ele passe a funcionar num prédio de 1.816,80 metros quadrados, localizado na Rua Henrique de Novaes, com acesso também pela Avenida Princesa Isabel.

O pagamento do novo aluguel só será efetuado quando o locador concluir as obras de reforma e entregar as chaves do imóvel. Dentre as intervenções que serão realizadas estão a substituição de pisos; manutenção de esquadrias; adequação de rede elétrica, climatização e de banheiros; reparo de paredes e infiltrações; e instalação de divisórias.

A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, destaca os benefícios da iniciativa. “Essa ação integra o projeto de Constituição do Núcleo Administrativo do Governo no Centro de Vitória. A transferência da Ciretran para a região acarretará na redução de mais de meio milhão de reais por ano dos gastos com aluguel. Além disso, contribuirá para a revitalização desse espaço histórico e aproximará as repartições públicas estaduais”.

“Estamos avançamos desde o início da gestão do governador Renato Casagrande com a disponibilização de importantes serviços on-line, o que permite aos cidadãos não precisarem mais sair de casa para procedimentos relacionados a Veículos, Habilitação e Infrações, e também evita a aglomeração de pessoas, além de reduzir a espera. Seguimos a premissa do Governo do Estado de melhorar o atendimento à sociedade e reduzir gastos, e a transferência da Ciretran de Vitória para o Centro está em consonância com este objetivo”, frisa o diretor geral Detran|ES, Givaldo Vieira.

Em 2020, também serão transferidas para o Centro da Capital a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb); o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), cujos contratos já foram celebrados. Juntos, eles representam uma economia anual de mais de R$1 milhão.

Os próximos contratos que serão assinados são os da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Painel Artístico 3D

Durante o evento, a Seger realizou ainda a entrega do painel artístico 3D criado na fachada do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. O trabalho é fruto de uma parceria firmada com a empresa de arte e publicidade Maely, após realização de chamada pública.

A pintura ocupa uma área de 85 metros quadrados e atende aos seguintes requisitos previstos em edital: “ser feita em estilo grafite; abordar temática referente a modal de transporte cicloviário; retratar monumentos e/ou ícones relacionados à história, à cultura e à paisagem do Centro de Vitória; utilizar as cores da bandeira do Espírito Santo em, pelo menos, um elemento da composição artística; e conter elemento visual que possibilite a simulação de interação do público com a cena retratada em registros fotográficos (instagramável)”.

O autor da obra, intitulada Portal do Tempo, é o designer e ilustrador Marzótenes Coelho, popularmente conhecido como Zota. Ele também é responsável pela criação e produção do monumento Vitória 360 Graus, um dos mais visitados da Capital.

Em sua apresentação, Zota explicou a técnica e o conceito utilizados na arte. “A obra foi feita à mão, sob a técnica chamada Anamorfose. Quando o espectador a observa frontalmente, parece distorcida. Mas, se vista de um determinado ângulo, a certa distância, ela fica totalmente legível. No caso do painel do Edifício Fábio Ruschi, o local de referência para visualização está marcado no chão, na calçada próxima à faixa de pedestre”.

“A arte recebeu o nome de Janela para o Tempo, pois retrata uma cena do Centro de Vitória entre as décadas de 20 e 40 do século passado, com destaque para os modais de transporte da época e para a arquitetura e pontos turísticos da cidade que permanecem até hoje. O ponto alto da obra são os dois personagens mais jovens que, vistos do ângulo correto, parecem estar saindo do painel, possibilitando a interação com os espectadores e conectando o passado e o presente”, concluiu Zota.

Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, o painel artístico contribui para a valorização dos espaços públicos. “Nosso objetivo é trazer mais cores e vida para a cidade, transformando a fachada do prédio numa exposição de arte a céu aberto. Com certeza ela será uma nova atração para os turistas e até mesmo os capixabas que passam pelo centro histórico da cidade”.

Texto: Vitor Possatti

Assessoria de Comunicação do Detran|ES