Cadeia de Valor
É um modelo que representa a visão sistêmica dos macroprocessos organizacionais, de forma a se obter uma macrovisão do encadeamento destes processos e atividades. Ou seja, é utilizada para uma representação do relacionamento lógico dos processos de trabalho, permitindo uma visualização do fluxo de informações, produtos e atividades que transitam entre vários processos da organização.
A construção da Cadeia de Valor foi adotada como ponto de partida para as iniciativas de processos, a fim de identificar onde o processo encontra-se inserido, quais outros processos são interligados e/ou impactados pelo processo a ser analisado, assim como para ter uma visão macro do conjunto de atividades, informações e interações que devem ser previstas para sua transformação.
Para mapear a Cadeia de Valor da Seger as seguintes atividades foram executadas:
- Estudo da estrutura organizacional e das legislações da instituição;
- Identificação dos processos executados;
- Agrupamento dos processos em macroprocessos;
- Classificação dos macroprocessos em estratégicos, finalísticos e de suporte;
- Representação gráfica dos macroprocessos na Cadeia de Valor.
A etapa de elaboração da Cadeia de Valor foi conduzida pelo Escritório Local de Processos com o apoio dos gestores e servidores da instituição.
Cabe ressaltar que a gestão por processos é dinâmica e por isso entende-se que no decorrer dos trabalhos de melhoria continua dos processos, a Cadeia de Valor poderá sofrer alterações para representar de forma mais fiel a realidade da organização.
Conheça abaixo a Cadeia de Valor da Seger.