Rede Qualivida se reúne para debater o futuro da qualidade de vida no serviço público capixaba
Mais de 50 representantes de 28 órgãos e secretarias do Governo do Estado do Espírito Santo, além de outros entes públicos como Bandes, Cesan, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública e Ministério Público, participaram, no dia 30 de janeiro, do 1º Encontro de Qualidade de Vida no Trabalho 2025, realizado no Hub ES+, no Centro de Vitória. O evento reuniu integrantes das Comissões Locais Qualivida e novos interessados em fortalecer a Rede para debater o futuro das políticas voltadas à saúde e ao bem-estar das pessoas servidoras públicas capixabas.
A programação teve início com uma apresentação sobre as perspectivas do GovernoES em relação à saúde e qualidade de vida no trabalho, conduzida pela subsecretária de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, da Secretaria de Estado de Gestão de Pessoas (Seger), Heyde Lemos. "Um servidor saudável e bem preparado impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados à população", destacou a subsecretária.
Na sequência, foi feita uma retrospectiva dos resultados alcançados pelo Programa Qualivida nos últimos anos, ressaltando as principais conquistas e avanços. O objetivo central do encontro foi reunir a Rede Qualivida e outros interessados para discutir e validar, de forma colaborativa e inovadora, a minuta do decreto que regulamentará a Política e os Programas de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho na Administração Pública Capixaba.
A proposta desse formato de evento surgiu a partir da participação da equipe da Gerência de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (Gesat), da Seger, no Ciclo de Formação em Solução de Desafios Públicos 2024: “Gestão de Redes e Stakeholders”, promovido pelo Lab.ges, o Laboratório de Inovação da Gestão, da Seger. O desafio apresentado no programa foi a construção de uma proposta de minuta do decreto da Política e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, garantindo um processo participativo e coletivo.
“Nossa Rede existe há mais de uma década e, agora, alcançamos um nível de maturidade que nos permite, de forma inovadora e estratégica, nos reunir para compartilhar desafios e necessidades. Estamos construindo, de maneira coparticipativa, um documento que estabelecerá diretrizes para os próximos anos no que tange à saúde e ao bem-estar das pessoas trabalhadoras no serviço público capixaba. Esse será o nosso legado em 2025”, afirmou a subgerente de Qualidade de Vida no Trabalho da Seger, Suellen Barone.
Ao longo do dia, das 9h às 17h, as pessoas participantes colaboraram ativamente, compartilhando expectativas e desafios em um ambiente de intensa troca de ideias. O networking foi um dos pontos mais valorizados, fortalecendo o espírito de colaboração e parceria entre as instituições públicas.
As discussões foram enriquecidas por pesquisas com perguntas abertas e fechadas. As respostas foram coletadas individualmente e em grupos de debate, analisadas e, quando possível, incorporadas à proposta do decreto.
Essa construção coletiva representa um marco na política de saúde e qualidade de vida no serviço público estadual. O encontro simbolizou um avanço significativo para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, seguro, acolhedor e eficiente na Administração Pública do Espírito Santo.