Cadeia de Valor

O processo numa organização pode ser compreendido como um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados. A partir da macro visão do encadeamento destes processos e atividades que agregam valor para o cliente podemos construir uma cadeia de valor. Esses processos quando agrupados em macroprocessos podem ser classificados como:

  • Estratégicos: correspondem aos macroprocessos e processos que zelam pela estratégia e pela gestão da organização. Ou seja, têm como finalidade fornecer as diretrizes organizacionais, promover a estruturação, avaliação e melhoria do funcionamento da instituição e de seus processos.

  • Suporte: correspondem aos macroprocessos e processos responsáveis por prover as condições operacionais necessárias à execução dos processos finalísticos e estratégicos da organização. Orientam o seu olhar para o ambiente interno da instituição fornecendo os subsídios para a execução de todos os demais processos.

  • Finalísticos: correspondem aos macroprocessos e processos que são a razão da existência da organização. Estão correlacionados à missão e à visão, ao propósito e agregam valor diretamente aos cidadãos/usuários/clientes.

A cadeia de valor representa a visão sistêmica dos macroprocessos organizacionais da instituição, permitindo uma visualização do fluxo de informações, produtos e atividades que transitam entre vários processos da organização. Na Seger sua construção foi realizada de forma colaborativa e o seu resultado é apresentado abaixo:

Cadeia de Valor da Seger, vigente para o período de 2020 a 2024.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard