O ELPI
O Escritório Local de Processo e Inovação foi instituído pela Portaria 13-R de 15/05/2019. No ano de 2024, foi publicado o Decreto Nº 5898-R, de 06 de Dezembro de 2024, que reestruturou a Rede de Escritórios Locais de Processos e Inovação (Rede ELPI) do Poder Executivo Estadual. Atualmente, o ELPI Seger é uma comissão permanente que tem como missão atuar nas atividades de gerenciamento de processos de negócio, inovação e transformação digital nos órgãos e entidades da administração pública estadual, que está vinculado à Subsecretaria de Estado de Inovação na Gestão - Subges e os membros foram designados por meio da Portaria nº 766-S, de 05/08/2025.
Dentre as principais atribuições do ELPI, destacam-se:
- Apoiar na melhoria contínua dos serviços públicos e produtos inovadores;
- Apoiar os donos de processos na identificação, no mapeamento e no redesenho de processos de trabalho nos órgãos;
- Consolidar e divulgar os resultados provenientes de suas atividades, bem como dos projetos desenvolvidos;
- Contribuir para a transformação de processos, por meio de debates, oficinas, meetups e outros meios que possibilitem o compartilhamento de conhecimentos e aprendizado coletivo, estimulando a cultura de inovação e empreendedorismo na gestão;
- Criar soluções inovadoras para desafios específicos, com estudos e métodos para promover transformações reais nos processos de trabalho e entregas à sociedade;
- Fomentar a transformação digital no órgão e difundir a cultura da inovação com o foco nos serviços públicos;
- Orientar aos donos de processos e serviços quanto ao uso da linguagem simples nas informações referentes aos serviços prestados ao cidadão;
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Promover, divulgar e disseminar conhecimentos e resultados relacionados ao BPM nos órgãos;
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Prover suporte metodológico aos donos de processos e serviços ofertados ao cidadão;
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Atuar para a desburocratização e a simplificação, conforme o disposto no art. 5º da Lei Federal 13.726.