08/04/2022 16h39 - Atualizado em 08/04/2022 17h49

Censo Anual passa a ser feito direto no sistema do Portal do Servidor

A partir desta sexta-feira (08), os procedimentos para realização do Censo Anual dos Servidores do Executivo Estadual passam a ser executados diretamente no sistema do Portal do Servidor – www.servidor.es.gov.br. A mudança torna mais ágil e fácil o processo de atualização cadastral do funcionalismo público.

Antes, os servidores tinham de preencher um formulário disponível no Sistema Eletrônico de Processos do Estado, o e-Docs, e encaminhá-lo para o setor de Recursos Humanos (RH) do órgão em que trabalha. Agora, basta acessar a área restrita do Portal do Servidor, selecionar a opção ‘Serviços de RH’ no menu lateral e, em seguida, clicar em ‘Censo - Qualificação Cadastral’. A partir daí, é só verificar se os dados estão corretos e, caso necessário, atualizar as informações antigas.

“O novo serviço disponibilizado no Portal do Servidor agiliza o processo de atualização cadastral. Não será mais necessário que os servidores preencham formulários pelo e-Docs. Eles indicarão os ajustes necessários diretamente na plataforma”, destacou a gerente do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, Fernanda Coutinho.

Após a solicitação do serviço, os servidores poderão acompanhar o andamento a qualquer momento e, assim que for concluído pela unidade de RH, será possível emitir o comprovante do censo também no Portal do Servidor. A nova funcionalidade é fruto de um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

Censo Anual                                                                                

Instituído pela Portaria Nº 10-R/2022, o Censo Anual é voltado aos servidores ativos efetivos, civis e militares, comissionados, celetistas, municipalizados e os beneficiários de pensão especial, pensão judicial e complementação de aposentadoria custeada pelo Erário.

O procedimento é obrigatório no mês de aniversário do servidor e caso não seja realizado acarretará a suspensão do pagamento, que só será restabelecido quando a situação funcional do servidor for regularizada.

Objetivo da medida é promover a contínua melhoria na qualidade dos dados pessoais, que estão armazenados no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes), para gestão e pagamento de pessoal, bem como cumprimento de obrigações previdenciárias, fiscais e atuariais.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard