Esesp e Insper formam primeira turma de lideranças
A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Instituto de Estudos e Pesquisas – Insper formaram a primeira turma de lideranças públicas do Estado. Nesta sexta-feira (26), as instituições promoveram o último encontro dessa iniciativa, que capacitou servidores públicos de diferentes secretarias e órgãos, além de docentes da Esesp.
Essa formação faz parte do projeto “Escola de Líderes”, pensado com base nas Orientações Estratégicas 2015-2018 do Governo do Estado. O objetivo é promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos agentes públicos a partir da formação de novas lideranças com foco na criatividade, inovação e sustentabilidade.
De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, o mundo e a sociedade mudaram, passando a exigir instituições públicas cada vez mais inteligentes, ágeis e alinhadas à produção de resultados sociais. Nesse cenário, se faz necessário investir na capacitação dos profissionais que fazem os projetos e ações acontecer.
“Assim, é fundamental repensarmos e incentivarmos o exercício de uma nova liderança. São elas que, entre outras atividades, que precisam lidar com as oportunidades, ameaças e conflitos, assim como conhecer e valorizar aqueles que estão em suas equipes, garantindo a eficiência, eficácia, efetividade e perenidade das políticas públicas empreendidas”, disse.
Para isso, destacou a docente do Insper Luciana Lima, é a partir desse processo que os governos podem se renovar. “Isso que permite à administração pública acompanhar a velocidade das demandas que ela recebe, tanto da população quanto das outras instâncias com as quais ele lida. Toda a discussão traz uma visão mais ampliada sobre o papel que esses líderes assumem”, apontou.
Segundo a Secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Dayse Lemos, um dos pontos positivos dessa formação foi o seu caráter personalizado, que levou em consideração as características individuais dos participantes e das instituições nas quais eles atuam.
“Esse curso não foi pensado de forma fechada. Nós trouxemos diversas pessoas para cá para estarem debatendo quais seriam as nossas necessidades, nossas fragilidades e nossas potencialidades. O Insper trouxe uma proposta com base nas demandas apresentadas por cada uma das pessoas que estiveram aqui”, disse.
Formação de Lideranças
O curso “Formação de Lideranças” foi iniciado em dezembro do ano passado e foi composto por três encontros, com 16 horas/aula de duração cada. A ação é indicada para gestores públicos das esferas estratégica, tática e operacional, assessores especiais, potenciais lideranças localizadas no ambiente organizacional do Poder Executivo Estadual.
Entre as propostas temáticas que foram trabalhadas durante a formação estão: o desenvolvimento de lideranças; os níveis e complexidade das lideranças para gerir equipes e os ambientes; modelos de negócios e estratégias e as alavancas de performance organizacional, entre outras. O Insper ficou responsável pela coordenação, pelo corpo docente e pela certificação.
A formação de lideranças faz parte do projeto “Escola de Líderes”, lançado pela Esesp em 2015. Nele estão incluídos uma série de cursos e outros eventos educacionais que já são desenvolvidos pela Escola de Governo. Da Gestão de Pessoas ao Coaching, o projeto atua no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes entre profissionais que assumem cargos de liderança dentro do serviço público capixaba.