05/09/2017 18h09 - Atualizado em 05/09/2017 18h10

Programa Qualivida promove ação para aumentar o número de doadores de medula óssea

O hall de entrada do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória, foi espaço para praticar a solidariedade. Nesta terça-feira (05), o programa Qualivida, do Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (Nass) da Seger, em parceria com o Hemoes, promoveu uma ação para o cadastro de doadores de medula óssea. Sessenta e sete servidores que trabalham no prédio participaram da iniciativa. 

A ação, em alusão à campanha nacional Setembro Verde, que conscientiza sobre doação de órgãos e tecidos, teve o objetivo de aumentar o registro de doadores e de ampliar a busca por pessoas compatíveis para o transplante de medula óssea.

Para a servidora Francielly Lopes, que fez a coleta de sangue e o cadastro, o momento foi uma oportunidade de ajudar o próximo: “Eu já sou doadora de sangue e sempre tive vontade de ser doadora de medula. Mas não encontrava tempo para me cadastrar. A ação foi uma excelente oportunidade para isso. E espero realmente que eu possa contribuir para tornar a vida de alguém melhor”.

A coordenadora do Qualivida, Aline Schultz, destacou que a iniciativa faz parte das programações que incentivam os servidores a serem solidários e ajudarem a quem precisa: “A nossa rede de servidores é grande e a contribuição dela é sempre positiva. Nosso objetivo é fortalecer essa prática e aumentar cada vez mais essa corrente do bem”.

Além de participar do cadastro, os servidores puderam conferir uma palestra sobre doação de medula óssea, que foi realizada na segunda-feira (04). Na ocasião, a enfermeira do Hemoes Maria Cristina França explicou o passo a passo para ser um doador e apresentou um vídeo feito por pacientes transplantados e a equipe médica. 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard