07/06/2017 10h00

Seger e Esesp continuam diálogo sobre Inovação

Desenvolver uma trilha de Inovação com ofertas atualizadas, que estimulem novos comportamentos e um Estado mais criativo. Essa tem sido a tarefa assumida pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Nesta segunda-feira (05), membros das duas instituições estiveram reunidos com docentes credenciados da Esesp. O objetivo foi dar continuidade ao processo de reformulação das ações e cursos que são disponibilizados pela Escola de Governo aos servidores estaduais e municipais.

O encontro funcionou como desdobramento da oficina ‘Diálogos’, realizada em 10 de maio, quando um grupo maior de gestores e representantes de diversos órgãos se juntou para pensar, de forma coletiva e colaborativa, nas melhorias e adaptações que eram necessárias para que o eixo pudesse atender melhor às necessidades atuais.

Em posse do material elaborado neste primeiro encontro, o grupo desta segunda-feira iniciou um trabalho de discussão e refinamento das propostas apresentadas anteriormente. Foi dado início também ao desenho da trilha, à definição da sequência didática e ao detalhamento das futuras ofertas.

A subsecretária de Inovação na Gestão, Marília de Assis, destacou que a intenção é permitir que o serviço público internalize essa nova perspectiva. “Para isso o papel das lideranças é fundamental, seja na hora de liberar sua equipe para capacitar, seja na hora de incentivar as ideias e projetos propostos por ela. E tudo isso começa com a capacitação”, destacou.

De acordo com a diretora técnica da Esesp, Sylvana Torres, esse debate vem complementar as ações da Secretaria, disponibilizando os conhecimentos e incentivos necessários aos servidores por meio de soluções didáticas novas, tecnológicas e que vão além daquilo que é ofertado atualmente.

“Essa é uma oportunidade ímpar que alinha com muito vigor e sincronia a política de inovação formulada pela Seger e a correspondente ação de aprendizagem organizacional desenvolvida pela Esesp. Seguramente isso contaminará toda a Escola de Governo e provocará mudanças também nos demais cursos”, disse.

Oficina ‘Diálogos’

A primeira oficina foi dividida em três etapas. Inicialmente os participantes elaboraram o mapa conceitual do eixo de ‘Inovação’. Com base nesse mapa, foram apresentadas e debatidas ideias referentes a cursos, workshops, oficinas, entre outras soluções educacionais, que poderão ser disponibilizadas no eixo reformulado.

Na terceira e última fase, foi realizado um detalhamento das ideias propostas, com a apresentação de informações como objetivo do curso, modalidade de ensino, carga horária e público-alvo. Todo o material produzido passará, agora, por um processo de análise e refinamento pela Esesp.

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard