30/09/2016 17h42

Avaliadores visitam projetos concorrentes ao Prêmio Inoves Ciclo 2016

Os integrantes da Banca Examinadora do Inoves já iniciaram a última etapa de avaliação dos trabalhos que disputam o prêmio neste ano. Eles realizam visitas aos projetos para verificar, de perto, o desenvolvimento de algumas iniciativas e constatação de evidências objetivas, visando a subsidiar a classificação dos trabalhos.

Segundo o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha lima, essa fase complementa o processo de análise técnica dos relatórios de gestão: “As visitas colaboram para a compreensão de alguns pontos descritos nos relatórios de gestão. É a oportunidade na qual os avaliadores confirmam evidências das práticas e resultados apresentados”.

A etapa de visita será realizada até o dia 18 de novembro e não se aplica a todos os trabalhos, somente àqueles cujas práticas demandem comprovação in loco. A programação é definida previamente pela coordenação do Inoves e as agendas confirmadas com os projetos habilitados pela banca.

Encerrada essa fase, será definida a pontuação final de cada projeto, levando-se em consideração as três etapas de análise: a avaliação individual, as avaliações por consenso e as visitas técnicas. Feito isso, são indicados os semifinalistas e, em seguida, os finalistas e os vencedores, que serão reconhecidos na Cerimônia de Premiação.

Recomendações

A coordenação do Prêmio Inoves recomenda que as equipes se preparem para receber os avaliadores e chama a atenção para alguns aspectos que contribuem para que as visitas sejam bem-sucedidas:

- contar com a presença do coordenador do projeto é muito importante, mas, caso não seja possível, a coordenação do trabalho deve preparar a equipe para oferecer informações esclarecedoras;

- reunir documentos que comprovem as evidências do relatório de gestão;

- apresentar dados atualizados sobre a iniciativa;

- juntar elementos comprobatórios das inovações descritas no relatório;

- selecionar informações e evidências que a equipe considere importantes para mostrar aos avaliadores.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard