Comissão de Imóveis apresenta conclusão dos trabalhos no Edifício Fábio Ruschi
A Comissão de Análise do Uso de Imóveis do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), apresentou na sexta-feira (15), o resultado dos estudos para a otimização e ocupação dos espaços livres e subutilizados no Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória.
Entre as propostas feitas pela equipe estão ações que atendam às demandas comuns dos órgãos ocupantes do prédio. São elas: a criação de Centrais de Protocolo e de Almoxarifado, a construção de bicicletário e vestiários para uso dos servidores e a instalação de sanitário acessível para o público do edifício.
“Essas medidas trarão diversos benefícios. A Central de Protocolo proporcionará a otimização de espaços disponíveis e reduzirá o trânsito de usuários externos no prédio. Já a de Almoxarifado evitará o deslocamento de cargas pesadas pelos elevadores e o armazenamento delas nos pavimentos do edifício. O bicicletário e os vestiários possibilitarão que os servidores utilizem a bicicleta como meio de transporte na ida e vinda ao trabalho”, destacou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.
A comissão apresentou também propostas de adequações dos layouts internos das Secretarias alocadas no Edifício Fábio Ruschi. Há setores da Seger que serão transferidos para outros andares, concentrando gerências da mesma área e liberando espaços a outros órgãos. Com centralização dos Protocolos e Almoxarifados, todas as Secretarias conseguirão reorganizar o layout atual.
Mudança de outros órgãos
A partir do diagnóstico feito pela Comissão de Análise do Uso de Imóveis, foi identificada a impossibilidade de transferência de outros órgãos estaduais para o Edifício Fábio Ruschi, devido à falta de espaço para acomodação. Entretanto, a secretária Lenise Loureiro, ressalta que outras ações já estão sendo realizadas para trazê-los ao Centro de Vitória.
“No dia 26 de fevereiro, a Seger divulgou um edital de aviso de chamada pública para identificação de imóveis comerciais disponíveis, à cessão ou locação, na área do Centro de Vitória. O objetivo é avaliar espaços que possam acomodar secretarias e órgãos estaduais, concentrando no Centro Histórico o núcleo administrativo do Governo”.
Para encaminhar as propostas, os interessados devem ficar atentos às condições mínimas previstas no edital. A consulta pública ficará disponível até a próxima sexta-feira (22), no site www.seger.es.gov.br, na aba Gestão de Patrimônio.
A Comissão
A Comissão de Análise do Uso de Imóveis do Estado foi instituída pela Portaria Conjunta Nº 20-S de 16 de janeiro de 2019. Coordenada pela Seger, ela tem em sua formação representantes das Secretarias de Estado de Economia e Planejamento (SEP), de Controle e Transparência (Secont), da Justiça (Sejus), de Desenvolvimento (Sedes) e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
Nos próximos dias, uma nova comissão será instituída para avaliar as propostas de cessão e locação de imóveis, advindas do edital de chamada pública.
Texto: Vitor Possatti
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
(27) 3636-5205 e (27) 99949-6018
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Pedro Sarkis
pedro.sarkis@seger.es.gov.br