Esesp: Formação de Lideranças se torna realidade
“O Insper não veio ao Espírito Santo para simplesmente passar um conhecimento fechado. Nós estamos aqui para compartilhar experiências e conteúdos que ajudem vocês a inspirarem e transformarem”. Com essas palavras a docente Luciana Lima iniciou o primeiro encontro da turma de Formação de Lideranças, ação realizada pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
A proposta, que foi pensada com base nas Orientações Estratégicas 2015-2018 do Governo do Estado, reuniu 42 participantes entre a quinta (07) e sexta-feira (08) desta semana. O objetivo: promover o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor público a partir da formação de novas lideranças com foco na criatividade, inovação e sustentabilidade.
Além da parceria com o Insper – instituto de ensino e pesquisa de grande destaque nacional –, a ação também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). De acordo com a secretária da pasta, Dayse Lemos, essa é uma iniciativa estratégica que permite trabalhar pontos de melhoria e potencializar quesitos já positivos.
“Essa mudança de visão é algo que já vinha sendo debatido dentro do Governo e deve acontecer não só porque nós queremos, mas porque é uma exigência da sociedade. Uma boa administração pública é feita com pessoas; são elas que vão tocar os projetos e colocar em prática de maneira efetiva as políticas públicas. E é por isso que precisamos investir nelas”, disse,
A formação de lideranças faz parte do projeto “Escola de Líderes”, que foi lançado pela Esesp em 2015 e inclui uma série de cursos e outros eventos educacionais que já são desenvolvidos pela Escola de Governo. Da gestão de pessoas ao Coaching, o projeto atua no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes entre profissionais que assumem cargos de liderança dentro do serviço público capixaba.
“Mais um importante passo nessa caminhada”, destacou a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers. Segunda ela, a Escola de Líderes fortalece o espaço que o conhecimento precisa assumir dentro do setor público: ser enxergado como uma ferramenta de quebra de paradigmas, que incentiva à mudança de rotinas e melhora os serviços prestados.
“Esse foi um desafio que colocamos logo no início da gestão e que recebemos total apoio desde o início. A presença efetiva de cada um dos participantes é prova disso”, destacou. “Sabemos que para muitos é difícil se afastar das rotinas diárias para mergulhar nesses momentos de aprendizagem, mas podemos garantir que os benefícios que essa discussão trará serão fundamentais para a atuação de cada membro daqui para a frente”, completou.
No total, serão realizados três encontros, com duração de dois dias cada. As próximas atividades estão marcadas para ocorrer na quinta (14) e sexta-feira (16) da próxima semana. Já o terceiro encontro, que encerrará este ciclo, será realizado nos dias 25 e 26 de janeiro.