Governo do ES implanta E-Docs em Baixo Guandu e chega a 24 municípios atendidos em 2025
O Governo do Espírito Santo concluiu, nesta sexta-feira (19), a implantação do Sistema E-Docs em Baixo Guandu, que passa a ser o 24º município capixaba a adotar a ferramenta em 2025. O evento de lançamento, realizado no auditório da prefeitura, contou com a presença do prefeito, servidores municipais, autoridades locais, representantes do Estado e do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Ofertado sem ônus para as prefeituras, o E-Docs é disponibilizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o município, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) e o Arquivo Público do Estado (APEES).
A implantação do sistema traz diversos benefícios para a administração municipal, como a redução do uso de papel, maior agilidade no atendimento às demandas e diminuição dos custos com o transporte de documentos físicos. O E-Docs também aprimora o fluxo de trabalho, facilita o acesso às informações por gestores e cidadãos e fortalece a transparência e a segurança na tramitação e arquivamento de documentos públicos.
Na semana que antecedeu o lançamento, as equipes municipais participaram de capacitações sobre o uso do sistema. Os treinamentos prepararam servidores e pontos focais da prefeitura para utilizar todas as funcionalidades da plataforma. Após a implantação, o município continuará recebendo acompanhamento e suporte técnico do Governo do Estado.
“A implantação do sistema E-Docs representa um compromisso concreto da nossa gestão com a modernização da administração pública de Baixo Guandu. Ao adotar essa ferramenta, garantimos mais agilidade, padronização e segurança aos processos administrativos, além de promover economia e o uso mais eficiente dos recursos públicos. Esse avanço reflete diretamente na melhoria dos serviços oferecidos à população. A cooperação com o Governo do Estado reforça, ainda, nosso compromisso com a inovação, a integração entre os entes públicos e o fortalecimento da gestão municipal”, afirmou o Prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Luiz Cardoso.
O subsecretário de Estado de Inovação na Gestão, Davi Salgueiro, destacou os avanços proporcionados pela expansão da plataforma. “A adesão de Baixo Guandu ao E-Docs representa mais um passo importante na construção de um Espírito Santo mais digital. Em 2026, nossa expectativa é ampliar ainda mais essa expansão, levando o sistema aos municípios que ainda não aderiram e fortalecendo uma gestão pública mais eficiente, econômica e transparente”, disse.
“O E-Docs está passando por diversas melhorias nos últimos anos para proporcionar aos usuários uma melhor experiência. O sistema também está com uma nova arquitetura para sustentar com estabilidade a expansão do uso da ferramenta nos municípios, órgãos estaduais e outros atores da Administração Pública. E para facilitar a comunicação entre os entes públicos, desenvolvemos o Tramita ES que permitirá o encaminhamento de processos para órgãos de outros estados e da União que adotam o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”, enfatizou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.
Para o diretor-geral do APEES, Cilmar Franceschetto, a implantação do E-Docs representa não apenas a adoção de uma ferramenta tecnológica, mas a consolidação de uma política de gestão documental alinhada às normas arquivísticas e às boas práticas de governança da informação. “O E-Docs é um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e orientações do E-ARQ Brasil, e tem como objetivo o controle do ciclo de vida dos documentos arquivísticos digitais, desde a sua produção até a sua destinação final: eliminação ou guarda permanente. Assim, a expansão do E-Docs aos municípios fortalece a gestão documental no âmbito estadual e municipal, promovendo redução de riscos de perda de informação e melhores condições para a preservação da memória institucional”, afirmou.
“A parceria entre o MGI e o Governo do Espírito Santo evidencia a importância da cooperação federativa. Ao aderir ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), o Espírito Santo amplia a adoção de soluções inovadoras implementadas no Governo Federal, entre as quais se destaca o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN). A iniciativa tem permitido acelerar a digitalização dos processos administrativos nos municípios capixabas, com o uso de ferramentas como o E-docs e o Tramita ES, promovendo ganhos de eficiência, padronização e transparência na gestão pública e reforçando o compromisso conjunto com a entrega de serviços públicos mais ágeis e efetivos à sociedade”, destacou a Coordenadora-Geral da Secretaria de Gestão e Inovação do MGI, Mariana Meireles.
Os municípios que ainda não utilizam o E-Docs podem solicitar a implantação nas próximas fases, conforme o planejamento do Governo do Estado. Informações sobre o processo de adesão, formulários e requisitos estão disponíveis no site oficial da iniciativa: https://edocs.es.gov.br/e-docs-para-municipios.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Secretaria de Comunicação Social de Baixo Guandu
Neison Gonçalves Zan
comunicacao@pmbg.es.gov.br