25/08/2017 10h22

Idaf e Seger discutem sistematização de processos

Digitalização de processos e modernização da gestão. Foi com esse foco que uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) esteve reunida, nesta quinta-feira (24), com o assessor especial para Governo Digital, Renzo Colnago, da Secretaria Estadual de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Na ocasião, foi apresentado o trabalho da Secretaria com o Escritório Central de Processos. 

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, o projeto que é desenvolvido pela Seger vai ao encontro do que tem sido trabalhado pelo Instituto. “Temos focado numa gestão de resultados direcionada à desburocratização e informatização, que entendemos ser fatores essenciais para a oferta de um serviço cada vez melhor. Acreditamos que o know-how da equipe da Seger será essencial para potencializarmos essas ações. Neste momento inicial serão informatizados os procedimentos de eventos agropecuários e de solicitação de diárias”, disse.

Para Renzo Colnago, a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade aliada à redução dos desperdícios são os principais objetivos a serem buscados. “É trabalhar uma plataforma de Governo Digital que permita modernizar a gestão e facilitar a tramitação de processos governamentais. Pessoas, processos e tecnologia andando juntos." 

Projeto-piloto

Para dar início aos trabalhos de sensibilização e implementação do Escritório Local de Processo no Idaf, será realizada a dinâmica “Jornada da Digitalização”: uma iniciativa que visa acelerar a disponibilização de serviços e processos em ambiente digital, colaborar com a dinamização da gestão por meio de mapeamento e automação de processos e dar suporte na estruturação dos Escritórios Locais dos órgãos do Governo. 

O piloto se dará com os processos de eventos agropecuários e diárias. Os servidores envolvidos estarão reunidos na próxima segunda-feira (28) para aprofundar o assunto. O chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal, Fabiano Fiuza, explica que a realização desse tipo de evento no Estado é condicionada à autorização prévia do Instituto. 

“A ideia é criarmos, com apoio da Seger, um sistema moderno de fluxo de procedimentos que visa unificar e padronizar a atividade em todo o Estado. Esse trabalho é importante para repensarmos a forma como estamos habituados a desenvolver os processos, fazendo uma análise crítica e avaliando os pontos que podem ser melhorados. O resultado é a dinamização e, por consequência, a entrega de um serviço cada vez mais qualificado”, disse. 

Escritório de Processo

O Escritório Central de Processo (ECP) do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenado pela Seger, atua na disseminação da cultura do gerenciamento de processos e no incentivo para que sejam adotadas boas práticas de gestão sempre visando entregar melhores serviços à sociedade capixaba. 

Um dos objetivos é a criação de uma rede de Escritórios Locais nas diversas secretarias e autarquias do Estado. Os Escritórios Locais têm a missão de administrar, dar suporte e fomentar iniciativas de Gerenciamento de Processos (BPM – Bussiness Process Management) no âmbito do seu órgão, sob a supervisão e mentoria do Escritório Central.

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