Seger apresenta projeto de transição energética do Governo do Espírito Santo durante o Cosud no Rio de Janeiro
A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) apresentou, nessa quinta-feira (04), durante o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no Rio de Janeiro (RJ), o projeto que estrutura a transição energética dos órgãos do Poder Executivo do Espírito Santo. A iniciativa integra o Programa Inova Seger e reúne ações de eficiência energética, ampliação do uso de fontes renováveis e modernização da gestão de consumo nos prédios públicos.
O projeto parte do diagnóstico de aumento contínuo da demanda elétrica no Estado e do peso dessa despesa para a administração pública. Atualmente, as unidades consumidoras atendidas em média tensão concentram 76% do consumo e 77% dos gastos com energia. Frente a esse cenário, a proposta da Seger estabelece metas graduais de economia – 10%, 15% e 25% – que podem resultar em uma redução acumulada de até R$ 32 milhões ao longo do ciclo de implantação.
Entre as iniciativas apresentadas estão a criação do Laboratório de Gestão de Energia e Sustentabilidade, o desenvolvimento do Plano de Gestão Energética do Espírito Santo e a implementação de ferramentas digitais de análise e previsão de consumo utilizando inteligência artificial. O projeto também inclui revisão tarifária, migração de unidades para o Mercado Livre de Energia, locação de usinas fotovoltaicas para suprimento de baixa tensão e integração de unidades com características nZEB a sistemas de gestão energética.
Outro destaque foi o projeto da miniusina fotovoltaica do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A estrutura contará com 2.340 módulos solares e capacidade de geração estimada em 2,13 MWh/ano, volume suficiente para suprir a demanda do órgão e viabilizar futura expansão do fornecimento para outras instituições estaduais.
As ações previstas têm potencial para reduzir em cerca de 40% as emissões associadas ao consumo de energia dos prédios estaduais, o que representa a mitigação de aproximadamente 2,3 mil toneladas de CO₂ por ano.
“O Governo do Espírito Santo avança para uma gestão energética mais eficiente, com menor custo e menor impacto ambiental. O Inova Seger, nosso Programa de Incentivo à Pesquisa, à Extensão e ao Desenvolvimento Tecnológico das Políticas de Inovação na Gestão, está estruturando metodologias, ferramentas e modelos que fortalecem a inovação no serviço público. Os projetos que apresentamos aqui representam apenas parte das iniciativas apoiadas pelo programa, que vem estimulando pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e melhorias contínuas na gestão pública capixaba”, afirmou Davi Salgueiro, subsecretário de Inovação na Gestão, que conduziu a apresentação da Seger durante o Cosud RJ.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br