11/09/2025 13h59 - Atualizado em 11/09/2025 14h01

Seger compartilha experiências do Espírito Santo em fórum internacional sobre gestão fiscal inteligente

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) representou o Governo do Estado do Espírito Santo no Diálogo Regional de Políticas sobre Soluções Digitais para uma Gestão Fiscal Inteligente, realizado nessa quarta-feira (10) e nesta quinta-feira (11), no Rio de Janeiro. Promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o encontro reuniu autoridades e especialistas de diversos países da América Latina para discutir inovação, transformação digital e eficiência na gestão fiscal. 

O subsecretário de Administração Geral (SUBAD) da Seger, Charles Dias de Almeida, participou do painel sobre Gestão Eficiente dos Recursos Públicos, ao lado de representantes das Secretarias da Fazenda de Mato Grosso, São Paulo e do Ministério da Fazenda da Colômbia. Em sua apresentação, destacou o avanço do Espírito Santo na aplicação de Inteligência Analítica por meio de soluções inovadoras em gestão de contratos, convênios, folha de pagamento, entre outros, que ampliam a transparência, fortalecem a eficiência e contribuem para a sustentabilidade financeira da gestão estadual. 

“A experiência do Espírito Santo comprova que a gestão baseada em dados gera ganhos reais para o setor público e para a população capixaba. Conseguimos ampliar a transparência, reduzir desperdícios e tornar os processos mais ágeis por meio de painéis analíticos que permitem monitorar e avaliar informações estratégicas. Também avançamos em iniciativas inovadoras, como o uso de Inteligência Artificial Generativa (IA) na área de Compras Públicas e Licitações, bem como no monitoramento de Gastos de Energia em Prédios Públicos, resultando em maior economicidade aos cofres públicos. Esses resultados mostram que a transformação digital é um caminho sem volta para uma gestão fiscal mais eficiente”, afirmou.

O subsecretário ressaltou que os painéis analíticos desenvolvidos pela Seger foram viabilizados pelo Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Espírito Santo (Profisco II), coordenado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e financiado com recursos do BID. “O Profisco II viabilizou o investimento e o suporte técnico necessários para que pudéssemos estruturar bases de dados e desenvolver metodologias que integram tecnologia e inteligência analítica à gestão estadual, apoiando decisões mais eficientes, transparentes e econômicas”, explicou.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, que também esteve presente no evento, destacou a importância da participação da Secretaria. “Estar neste fórum internacional é uma oportunidade para a Seger mostrar o que temos construído e, ao mesmo tempo, aprender com outras experiências. É nesse intercâmbio que encontramos inspiração para inovar, melhorar processos e fortalecer a gestão pública. Cada prática compartilhada e cada aprendizado incorporado nos ajudam a avançar rumo a uma administração mais eficiente, transparente e comprometida com a sociedade capixaba”.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard