Seger promove capacitação sobre Mercado Livre de Energia para apoiar migração de órgãos estaduais
A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) realizou, nessa terça-feira (02) e nesta quarta-feira (03), um treinamento especializado sobre o Mercado Livre de Energia, com foco na preparação das equipes técnicas dos órgãos estaduais para o processo de migração ao Ambiente de Contratação Livre (ACL). A iniciativa integrou as ações do Laboratório de Gestão de Energia e Sustentabilidade da secretaria, no âmbito do Programa Inova Seger, e contou com a parceria do Instituto Gestão e Desenvolvimento Sustentável Arandu (IGEDS Arandu).
Com carga horária de até 16 horas e oferecido no formato remoto, o curso abordou conteúdos essenciais para a atuação dos servidores na futura contratação de uma comercializadora varejista responsável pelo fornecimento e pela gestão de energia elétrica.
Inicialmente, a migração contemplará 70 unidades consumidoras de sete órgãos estaduais - Hospital da Polícia Militar (HPM), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Secretaria da Justiça (Sejus), Secretaria da Saúde (Sesa), Seger - e mais 186 unidades vinculadas à Secretaria da Educação (Sedu), abrangendo aproximadamente 89% de toda a demanda de média tensão do Governo Estadual.
Para essa primeira etapa, estima-se uma economia aproximada de R$ 76 milhões (29% em relação ao custo original) e a redução de emissões de gases de efeito estufa equivalente à compensação de uma área correspondente a 490 campos de futebol como o do Kleber Andrade, ao longo de cinco anos de contratação. O valor total previsto para a contratação é de R$ 105 milhões.
A capacitação apresentou, de forma aplicada, fundamentos do setor elétrico brasileiro, estrutura tarifária, funcionamento do Ambiente de Contratação Livre, processo decisório para migração, regras da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), transição regulatória, cenários de contratação pública e diretrizes para gestão e fiscalização contratual.
Segundo Rafael de Oliveira Fontes, coordenador do Laboratório de Gestão de Energia e Sustentabilidade da Seger, a formação buscou fortalecer a atuação dos servidores diretamente envolvidos na modernização da gestão energética estadual. “Nosso objetivo foi ampliar a compreensão técnica das equipes para que o processo de migração ao Ambiente de Contratação Livre ocorra de forma segura, planejada e alinhada às necessidades dos órgãos participantes”, afirmou.
Fontes destacou ainda a importância da participação dos órgãos estaduais no processo. “A adesão das instituições é fundamental para consolidar o novo modelo de contratação de energia e garantir resultados sustentáveis e economicamente vantajosos para o Governo do Estado”, completou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br