Seger realiza encontro técnico para orientar servidores sobre Depreciação de Bens nos órgãos estaduais
Todo bem material, como veículo, poltrona, máquina, televisão e celular, tem uma vida útil. Isso significa que, com o passar do tempo, vai perdendo valor e serventia devido ao desgaste natural ou pelo próprio uso. Registrar em sistema dados sobre a depreciação de bens é um fator importante para os órgãos públicos, pois, permite avaliar a necessidade de descarte e de novas aquisições.
Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) promoveu, na tarde desta quinta-feira (03), um encontro técnico para passar orientações e esclarecer dúvidas sobre o assunto. O momento reuniu cerca de 170 servidores dos setores patrimoniais das repartições do Poder Executivo Estadual.
Dentre os tópicos debatidos no encontro estavam a “Importância de registrar a depreciação”, “Dúvidas quanto aos relatórios”, “Contabilização” e “Orientações sobre prestações de contas”. Na ocasião, o subgerente de Patrimônio Mobiliário da Seger, Alessandro dos Santos, aproveitou para divulgar o Portal de Patrimônio do Estado- www.portaldetramonio.es.gov.br.
“No nosso Portal de Patrimônio há diversos arquivos como legislações, normas, informativos e outros documentos relacionados à área, que podem nortear os servidores nos procedimentos e atividades relacionadas. Há, inclusive, um manual que explica o passo a passo para o registro de Depreciação de Bens. É importante que todos criem o hábito de acessá-lo”, disse Alessandro.