Seminário discute as inovações tecnológicas na Gestão de Documentos
O seminário “Inovações Tecnológicas na Gestão de Documentos” reuniu, na tarde desta quinta-feira (08), mais de 200 participantes para discutirem propostas para modernizar e aprimorar a gestão documental. O evento faz parte do projeto de capacitação do Programa de Gestão Documental do Governo do Estado (Proged) e teve a realização do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest), do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
Segundo o diretor-presidente do APEES, Cilmar Franceschetto, a política de gestão documental do executivo deve envolver atividades conjuntas entre as entidades visando adotar princípios e normas que busquem promover a segurança, a transparência, o rápido acesso à informação e a otimização dos custos. “Entendemos que o cuidado com os documentos é um desafio conjunto. Precisamos reunir nossas demandas e, de modo coletivo, criarmos as condições para a cooperação e o compartilhamento de ideias, formando uma rede colaborativa para a melhoria da qualidade dos serviços”, destacou.
Para a Secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, é fundamental que os órgãos se preocupem em combater o desperdício de recursos e de espaço com a guarda de papéis que não precisem mais estar armazenados ou possam ser substituídos por procedimentos eletrônicos. “É preciso compreender o mundo atual e suas mudanças, que devem estar refletidas também na agilidade do serviço público e na aplicação de novas tecnologias. Trata-se de uma exigência constante da sociedade”, argumentou.
A diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Dângela Maria Bertoldi Volkers, também ressaltou a necessidade de servir melhor ao cidadão com a aplicação de inovações e com a modernização dos trâmites. “Para isso é importante o empenho e apoio das instituições tal qual está ocorrendo no evento, de forma que cada órgão possa colaborar com a suas experiências e especialidades”.
No Seminário foram ministradas as palestras “O uso de novas tecnologias no Gerencimaneto de Documentos: certificação digital e gerenciamento eletrônico de documentos – GED” pelo professor da Universidade Estadual de Campinas Humberto Celeste Innarelli e “Processo Eletrônico: eficiência na gestão pública” pelo diretor-presidente do Prodest, Renzo Colnago.