Trilha de Inovação: Gamificação é tema de curso
Você sabia que as dinâmicas utilizadas em jogos e os elementos do game design podem ser ótimas ferramentas para inovar na gestão pública? Essa possibilidade foi apresentada nesta semana a um grupo de servidores durante o curso de Gamificação desenvolvido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em parceria com o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges).
De acordo com o docente Rafael Lontra, a gamificação é a aplicação desses recursos em atividades que não são necessariamente jogos. “Ela pode ajudar todo tipo de organização na comunicação e coordenação dos seus processos internos, motivando e dando feedback em tempo real para os colaboradores sobre os objetivos e metas. Além de tudo isso, é uma forma de tornar as atividades mais divertidas e criativas”, explicou.
Para disseminar essa prática, os participantes foram apresentados aos conceitos teóricos da gamificação e à sua história, desde o surgimento até nos dias atuais. Foram apresentados exemplos de como essa técnica vem ajudando instituições públicas e privadas em todo o mundo a inovarem e obterem mais e melhores resultados. Depois, os cursistas foram desafiados a pensar nessa temática no Espírito Santo.
Rafael contou que existem diversos casos concretos do uso dessas técnicas em todos os setores do serviço público, desde sistemas integrados de prontuário eletrônico para a saúde a jogos voltados para a educação, passando por modelagens de planos de carreira baseados em metas controladas por sistemas gamificados.
Para garantir o bom uso desse método, explicou Rafael, é fundamental conhecer a organização e as suas necessidades. “Existem vários elementos que podem ser utilizados, mas o ponto comum a todos é identificar as atividades-chave, os principais gargalos e fazer experiências com técnicas e elementos de jogos para otimizar os processos”.
Trilha de Inovação
A capacitação integra a nova Trilha de Aprendizagem desenvolvida pela Esesp e pelo LAB.ges com foco na Inovação no serviço público. Desde 2017, uma turma piloto composta por servidores de diversas secretarias e órgãos vem participando dos eventos educacionais para conhecer, validar a proposta e sugerir melhorias nas ofertas. A intenção é que, em breve, a trilha seja aberta para os demais servidores.
Segundo a subsecretária de Inovação na Gestão da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Marília Câmara de Assis, o “objetivo é promover e fomentar a cultura de inovação no Governo do Estado e, ao mesmo tempo, conseguir propor e implementar soluções inovadoras nos diversos desafios que a gestão pública encontra. Por isso a trilha foi pensada, para desenvolver as competências necessárias que essa tarefa requer”, disse.
Até o momento, esse grupo de servidores já participou de quatro cursos. Além desse, foram ofertadas turmas de “Inovação: conceitos e reflexões”, “Design Thinking no Serviço Público” e “Comportamentos, Habilidades e Atitudes: CHA para inovação”.
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Texto: Renan Chagas