Esesp: saiba como ter acesso à segunda via dos certificados
Os servidores públicos e membros de Organizações da Sociedade Civil que participaram de cursos oferecidos pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e precisam da segunda via do certificado devem ficar atentos às maneiras de acessar o documento: o procedimento varia de acordo com a data de realização do curso.
De acordo com a Gerência de Secretaria Escolar (Gese), a versão impressa só é disponibilizada para as ações realizadas até junho de 2016, quando houve mudança para o atual sistema. Neste caso, os interessados devem solicitar a segunda via do certificado ou declaração por meio do site da Esesp (www.esesp.es.gov.br).
Basta selecionar a opção “2ª Via de Certificado”, no lado direito da página, preencher todos os dados solicitados e enviar junto com as informações da capacitação. Após recebimento da mensagem, o setor tem um prazo de até dois dias úteis para disponibilizar a cópia impressa.
Certificado on-line
Já para as atividades promovidas após julho de 2016, quando a Esesp passou a utilizar o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes) para gestão das atividades, todos os comprovantes de participação ficam disponíveis em formato digital.
Para isso, é preciso possuir ou criar uma conta no portal “Acesso Cidadão”, do Governo do Estado. Após realizar o login, o usuário deve selecionar o ícone do “E-Certificado”. Uma nova tela será aberta para que sejam identificados o ano e o curso. Todas as ações cadastradas no CPF do profissional a partir da data informada estarão disponíveis nessa área.
Informações adicionais:
Gerência de Secretaria Escolar (Gese)
Telefone: (27) 3636-6713