02/10/2019 17h36

Novos processos da Seger serão feitos exclusivamente via e-Docs a partir do próximo dia 10

A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) publicou, nesta quarta-feira (02), no Diário Oficial, a Portaria nº 25-R, tornando obrigatória, a partir do dia 10 de outubro, a autuação e tramitação de todos os novos processos administrativos e documentos avulsos iniciados pelo órgão, pelo Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs)

De acordo com a portaria, os documentos avulsos originários de outros órgãos deverão ser tramitados para o setor, grupo de trabalho ou comissão competente, evitando-se, sempre que possível, a remessa direta a servidores.

A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, destacou que a implantação do e-Docs representa uma utilização eficiente dos recursos públicos. “Nós da Seger, com esta portaria construída internamente com todas as gerências, queremos incentivar outros órgãos para fomento do uso desta ferramenta. Nosso passo na meta de fazer do Governo do Espírito Santo uma gestão sem papel”, disse.

Os benefícios proporcionados com autuação de forma digital são: agilidade no atendimento das demandas, redução de custos operacionais com produção de papel e deslocamento de processos por mensageria, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações, transparência e segurança dos dados.

"ELPI em ação"

Nesta quarta-feira (02) foi realizado, na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória, o encontro “ELPI em ação” com os representantes dos Escritórios Locais de Processos e Inovação dos órgãos estaduais, com a presença dos facilitadores, Marco Túlio Perdigão e Denis Ferrari.

No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos e receberam desafios. Usando as técnicas do Design Thinking, eles tiveram que pensar em soluções e depois apresentá-las para todos.

“Um dos eixos traçados no planejamento estratégico do Governo é o Gestão Pública Inovadora, que contempla projetos de inovação, tecnologia e serviços on-line oferecidos aos cidadãos. Para que esse trabalho se desenvolva e evolua, precisamos de lideranças nos diferentes espaços da Administração Pública. Por isso, os escritórios locais são tão importantes nessa missão. Foi muito bom ouvir as experiências dos representantes dos ELPI’s, suas vitórias e desafios, além do incentivo que têm dado para o uso do e-Docs”, destacou Lenise Loureiro.

e-Docs

Instituído em abril deste ano, pelo Decreto 4411-R, o e-Docs é o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado, que contempla os procedimentos de autuação, despacho, tramitação, classificação, prazo de guarda, arquivamento e destinação final.

Texto: Pedro Sarkis

Assessoria de Comunicação da Seger