02/05/2022 16h15 - Atualizado em 02/05/2022 17h12

Rede Qualivida promove Semana da Saúde em diferentes órgãos do Governo do Estado

Cuidar da saúde começa com hábitos simples no dia a dia. Visando a despertar e expandir essa consciência nos servidores e servidoras do Governo do Estado, o Programa Qualivida tem atuado mensalmente na promoção de ações de autocuidado, destinadas aos profissionais de diversos órgãos e com o apoio direto das comissões locais de qualidade de vida.

Na última semana de abril, as secretarias de Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu) organizaram espaços para falar sobre a importância de uma alimentação balanceada, de cuidar da higiene bucal e de movimentar o corpo, com atitudes básicas e necessárias para uma boa qualidade de vida.

A Sedu promoveu, entre os dias 26 e 29 de abril, o “Rolê do Autocuidado”, na Sede Central, em Vitória. Na Sesa, as ações foram realizadas no CRE Metropolitano, em Cariacica, no dia 26, e na sede da Enseada do Suá, no dia 28, e na Seger, o Dia da Saúde foi realizado também na última quinta-feira (28), em Vitória.

Nos três órgãos, os serviços disponibilizados foram tipagem sanguínea e informações sobre doação de sangue; instruções de higiene oral, prevenção à cárie dental, técnicas de escovação e uso de fio dental; auriculoterapia e ginástica laboral; avaliação e orientação nutricional, além de palestras. Essas ações são fruto de parcerias com instituições de Ensino Superior, como a Multivix e a Unisales.

O servidor Johan Wolfgang Honorato, técnico pedagógico da Sedu, parabenizou a equipe que organizou as ações e disse que considera importantíssimos os atendimentos e palestras para o servidor. “Precisamos estar bem para cuidar bem da população e das atividades a ela destinadas. Obrigado pelo cuidado e que seja uma constante!”, agradeceu.

A servidora Ana Maria Morati Gomes ficou motivada a mudar hábitos alimentares após passar por um dos atendimentos: ”Gostaria de agradecer a ação da equipe Qualivida, foi de grande valia para mim. Sou hipertensa e pré diabética e na ação descobri que a minha glicose estava a 285. Nunca tinha atingido esse valor. A partir do outro dia comecei uma reeducação alimentar", contou.

Qualivida

O Qualivida é um programa da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que visa a promover a saúde e a valorização dos servidores do Poder Executivo Estadual, com o foco na qualidade de vida no trabalho.

O objetivo do Programa é promover um ambiente de trabalho saudável, implantar, implementar, orientar e coordenar ações voltadas à qualidade de vida no trabalho dos servidores da Administração Pública do Poder Executivo Estadual, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados, tendo em vista o atendimento ao cidadão.

Pesquisa

O Governo do Estado deseja aprimorar as ações voltadas à saúde e à qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos do Executivo Estadual. Para isso, lançou a pesquisa intitulada “Diagnóstico de Atenção à Saúde do Servidor”, disponível no link: https://bit.ly/PesquisaLabQualivida

O estudo fará um mapeamento dos hábitos de vida dos profissionais, que vai auxiliar na elaboração de linhas de cuidado personalizadas, considerando a realidade de cada órgão, setor e perfil. O formulário vai coletar informações como a prevalência autorreferida de excesso de peso, hipertensão, diabetes, adesão a protocolos de prevenção de cânceres rastreáveis, breve análise da qualidade de vida no trabalho, tabagismo, comportamento de risco relacionado ao álcool e sinais de sofrimento mental. O documento deve ser respondido até o dia 13 de maio.

Texto: Suellen Barone