Política de Gestão de Pessoas

A Política de Gestão de Pessoas direciona os instrumentos, processos e práticas de Gestão de Pessoas no Estado do Espírito Santo, de acordo com suas estratégias, missão e princípios básicos.

A Política de Gestão de Pessoas é sistematizada nos seguintes pilares:

• Planejamento de Recursos Humanos;

• Seleção e Admissão de Pessoal;

• Cargos, Carreira e Reconhecimento;

• Gestão de Desempenho;

• Desenvolvimento de Pessoas;

• Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde Ocupacional;

• Relações Sindicais.

Destaca-se, ainda, a meritocracia como princípio orientador das políticas e práticas de gestão de pessoas, de modo a direcionar as decisões para o merecimento (uma combinação entre capacidade intelectual, esforço, competência e resultados obtidos).

A nova política de gestão de pessoas tem como filosofia geral a identificação de oportunidades de melhoria na estrutura de carreiras, para corrigir distorções e vulnerabilidades em cargos de mesma natureza e atribuições, adotando-se um critério mais equitativo.

Dessa forma, busca-se adequar a estrutura de cargos do Estado a um modelo mais moderno de gestão, onde se passa a adotar um cargo amplo para cada nível organizacional: Tático/Estratégico, Tático/Operacional e Operacional. E quando alocados, esses cargos levarão consigo essas características para os Órgãos/Entidades em que passarão a desenvolver suas atividades.

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