Política de Gestão de Pessoas
A Política de Gestão de Pessoas direciona os instrumentos, processos e práticas de Gestão de Pessoas no Estado do Espírito Santo, de acordo com suas estratégias, missão e princípios básicos.
A Política de Gestão de Pessoas é sistematizada nos seguintes pilares:
• Planejamento de Recursos Humanos;
• Seleção e Admissão de Pessoal;
• Cargos, Carreira e Reconhecimento;
• Gestão de Desempenho;
• Desenvolvimento de Pessoas;
• Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde Ocupacional;
• Relações Sindicais.
Destaca-se, ainda, a meritocracia como princípio orientador das políticas e práticas de gestão de pessoas, de modo a direcionar as decisões para o merecimento (uma combinação entre capacidade intelectual, esforço, competência e resultados obtidos).
A nova política de gestão de pessoas tem como filosofia geral a identificação de oportunidades de melhoria na estrutura de carreiras, para corrigir distorções e vulnerabilidades em cargos de mesma natureza e atribuições, adotando-se um critério mais equitativo.
Dessa forma, busca-se adequar a estrutura de cargos do Estado a um modelo mais moderno de gestão, onde se passa a adotar um cargo amplo para cada nível organizacional: Tático/Estratégico, Tático/Operacional e Operacional. E quando alocados, esses cargos levarão consigo essas características para os Órgãos/Entidades em que passarão a desenvolver suas atividades.
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