27/11/2017 08h15

Gestores de GPOs dão sequência à formação

Servidores que atuam em diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado participam, nesta semana, do penúltimo módulo da formação Inicial para Gestores de Grupos de Planejamento e Orçamento (GPOs). A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O curso tem como objetivo promover o compartilhamento de experiências e levar informações sobre temas como planejamento, controle e execução orçamentária. Nesta semana, os participantes conhecem mais acerca da execução orçamentária e qualidade do gasto, com os docentes Juliani Campos, Marina Marques e Adriano Rasseli.

A analista do Executivo e membro da Gerência de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (Gecad) da Seger, IIsabela Pylro, lembrou que o conteúdo dessa capacitação foi pensado especificamente tendo em vista o público que se desejava atingir e contou com a colaboração da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP).

“Esse é o desdobramento de toda a elaboração orçamentária que está sob responsabilidade dos GPOs, junto com o ordenador de despesas. A SEP trouxe algumas boas notícias em termo de ferramentas que podem ser usadas para estruturar as informações de maneira que o orçamento possa ser mais bem executado”, disse.

Além disso, Ela também destacou a importante função de capacitar esses profissionais. “Além da elaboração do orçamento e um braço executor do empenho, esses grupos têm um papel fundamental que é subsidiar o ordenador de despesa com informações gerenciais, para que esse gestor possa tomar as melhores decisões”, completou.

Dividida em quatro módulos, a formação teve início no mês de setembro. Além do assunto dessa semana, também já foram abordados Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico com foco em Gestão de Projeto, Planejamento Governamental e Programação Orçamentária. A ação termina no mês dezembro com encontros sobre o tema ‘Lei de Responsabilidade Fiscal e Contabilidade Pública’.

Programa de Capacitação

A oferta da Formação Inicial faz parte das ações desenvolvidas pela Seger, por meio da Gecad, cujo objetivo é capacitar áreas administrativas do Estado. O programa foi iniciado com uma turma de profissionais que atuam nos setores de Recursos Humanos.

Já em 2017, foi a vez dos servidores dos Grupos Administrativos começarem a capacitação. As ações tiveram início em junho e estão em andamento. Na sequência, os Grupos de Planejamento e Orçamento começaram essa trilha de aprendizagem. A programação para 2017 será concluída com a capacitação de Grupos Financeiros Setoriais (GFS).

Essas foram as primeiras turmas ofertadas. A intenção para 2018 é que uma sequência de capacitação seja dada àqueles servidores que já participaram desses primeiros momentos. Já para os demais profissionais que não puderam participar dessa formação inicial, a ideia é promover novos encontros com as mesmas temáticas.

 

Informações à Imprensa:

 

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Assessoria de Comunicação da Seger

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Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

 

Texto: Renan Chagas

 

 

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