26/10/2017 16h28

Inovação: servidores participam de novo curso da trilha

Inovar na gestão pública é uma demanda que, a cada dia, se mostra mais necessária. Mas como fazer isso? Sabia que com empatia, colaboração e experimentação é possível tornar essa tarefa mais fácil? Foi isso que mostrou o workshop ‘Design Thinking no Serviço Público’, realizado nesta semana por servidores do Estado.

A ação faz parte da nova Trilha de Inovação proposta pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em parceria com o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) e da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Este é o segundo curso previsto no portfólio da instituição.

A capacitação foi conduzida pelos docentes Lincon Shigaki e Patrícia Martins, da empresa de treinamento para a gestão pública WeGov. A proposta foi trazer a metodologia do Design Thinking, apresentando ferramentas para diagnóstico, exploração, co-criação e implementação de ideias inovadoras.

“Uma das maiores características dessa metodologia é poder trabalhar com a visão do outro, do público, do nosso usuário. Quando conseguimos incorporar essas visões, podemos pensar em soluções melhores para problemas antigos, trazer novas possibilidades e gerar muito mais valor e resultados”, destacou Patrícia.

Durante os dois dias da oficina, os participantes conheceram um conjunto de ferramentas que ajudam nos processos inovadores, desde o momento em que uma necessidade é percebida até o ponto em que uma ação é testada e colocada em prática. Tudo isso de forma dinâmica e com participação do grupo.

Para isso, foram mostrados exemplos práticos ao redor do mundo sobre dificuldades superadas de maneira colaborativa e criativa, assim como foi realizado um trabalho de escuta de servidores e da sociedade civil, junto com possibilidades para se utilizar todas as informações e experiências na geração de efeitos positivos.

Trilha de Inovação

Fruto do debate entre a Esesp e o LAB.ges, a nova Trilha de Inovação passou a ser disponibilizada em setembro deste ano para uma turma piloto, composta por servidores e docentes envolvidos nesse debate. A intenção é que essa primeira turma conheça, teste e valide a nova proposta integralmente.

O primeiro curso que eles participaram foi o ‘Inovação: conceitos e Reflexões’, ministrado pela docente Nara Caliman. Nele, os participantes puderam conhecer a parte teórica dessa discussão e começar a experimentar algumas ferramentas que, nas próximas capacitações, serão aprofundadas.

Já no dia 09 deste mês, foi realizado uma videoconferência com a equipe do WeGov, que serviu como uma preparação para o workshop. Lá os facilitadores da empresa conversaram com a turma para conhecer um pouco sobre o que os cursistas esperavam do encontro.

A próxima ação é um o segundo workshop intitulado ‘Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: CHA para a inovação’, que está previsto para o dia 13 de novembro.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard