Reformulação de Prêmio Ecologia é tema de oficina
Importante ferramenta para a valorização e o reconhecimento de projetos que focam na preservação do meio ambiente e no estímulo à sustentabilidade, o Prêmio Ecologia foi tema de uma oficina realizada nesta semana pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
A ação teve como objetivo pensar, debater e sugerir melhorias e atualizações para o Prêmio. Para isso, foi adotada uma metodologia baseada no Design Thinking, reunindo membros da equipe organizadora do projeto, parceiros e participantes para propor, de forma colaborativa e focada nas necessidades e percepções dos clientes, sugestões possíveis de serem aplicadas.
Segundo Chander Freitas, da Gerência de Gestão Ambiental do Iema, o encontro surgiu da necessidade de inovar. “No início tínhamos uma ideia menor de como repensar este prêmio. Foi quando a Seger nos apresentou a experiência de repensar o Prêmio Inoves nessa metodologia e entendemos que essa seria uma boa opção para as metas que traçamos”, contou.
A oficina foi conduzida pela servidora Nara Caliman, docente da Esesp e integrante da equipe da Subsecretaria de Inovação na Gestão da Seger. Durante as atividades, os participantes foram divididos em grupos e convidados a construir um mapa conceitual do Prêmio, pensando em como ele é atualmente e em quesitos que poderiam ser reformulados, sob a perspectiva dos clientes.
Na sequência, realizaram um brainstorm com ideias e propostas qualificadas. Por fim, cada participante pôde escolher as opções que entendia ser as melhores. Todo o material elaborado servirá de insumo para que a equipe do Iema possa fazer a análise, verificar a viabilidade e redesenhar o Prêmio Ecologia.
Inovação
A ideia dessa oficina surgiu a partir de outra experiência que a Subsecretaria de Inovação na Gestão (Subges) da Seger realizou em abril. Nela foram pensadas ações para melhoria do Prêmio Inoves, que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba.
A iniciativa faz parte das novas metodologias e ferramentas colaborativas utilizadas pelo Laboratório de Inovação na Gestão - LAB.ges, da Seger, em parceria com o Laboratório de Inovação da Esesp – LAB.Esesp. O objetivo do LAB.ges é transformar processos, habilidades e cultura do governo e desenvolver soluções inovadoras para resolver desafios específicos da gestão.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Texto: Renan Chagas