Seger é finalista em concurso nacional de inovação
A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) é uma das 30 instituições finalistas no 23º Concurso de Inovação no Setor Público, com o projeto “Novo Prêmio Inoves: acelerando iniciativas públicas”. A premiação é organizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Economia (ME).
O Inoves concorre com outros nove trabalhos na categoria “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital”. A próxima etapa do concurso será a Avaliação Final, programada para 10 de setembro, quando cada equipe apresentará sua iniciativa ao Comitê Julgador, em Brasília, para que sejam escolhidas as cinco vencedoras de cada categoria.
Aos projetos vencedores serão concedidos: troféu destinado à instituição, certificados para os integrantes das equipes e direito ao uso do Selo Inovação em materiais de divulgação impressa ou eletrônica. Além disso, eles passam a compor o Banco de Soluções e o Repositório Institucional da Enap, ficando habilitados a participar de eventos organizados ou viabilizados pela escola.
A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, falou sobre o anúncio dos finalistas. “É muito gratificante ver o projeto da nossa Secretaria chegando à fase final de um concurso de nível nacional, promovido há mais de 20 anos. Isso demonstra que estamos desenvolvendo projetos focados na inovação, trazendo melhorias para a gestão pública e para a população”.
Concurso
O Concurso Inovação é promovido anualmente, desde 1996. A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, por meio de pequenas ou grandes inovações, que geram melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, que contribuem para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornam mais eficientes as respostas do Estado.
Inoves
O Inoves é um programa, coordenado pela Seger, que contribui para a modernização da gestão e para a valorização do servidor público por meio de fomento, capacitação, disseminação e reconhecimento de práticas inovadoras.
As iniciativas vencedoras da última edição passaram a integrar, em 2019, o processo de aceleração do programa, ganhando apoio técnico e capacitação para uso mais efetivo do recurso financeiro e maximização dos resultados.
A aceleração de projetos públicos é uma prática pioneira do Governo do Estado do Espírito Santo, implementada pelo LAB.ges - Laboratório de Inovação na Gestão da Seger, inspirada nos modelos de aceleração de startups (com apoio financeiro, mentorias e capacitação), mas adaptada ao contexto da gestão pública.
Texto: Vitor Possatti
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues/ vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Pedro Sarkis/ pedro.sarkis@seger.es.gov.br