19/12/2025 13h03

Seger promove workshop para fortalecer uso de dados na gestão pública

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), por meio da Subsecretaria de Administração Geral (Subad), realizou, na quarta-feira (17), o 1º Workshop – Inteligência Analítica em Ação: Futuro e Inovação na Subad. O encontro aconteceu no mezanino da sede da Seger, em Vitória, e reuniu mais de 20 participantes, entre gerentes e Product Owners (POs) envolvidos nos projetos de inteligência analítica da Secretaria.

O workshop teve como objetivo fortalecer a comunicação entre as áreas, dar transparência às entregas já realizadas, disseminar a cultura orientada por dados e estimular a construção colaborativa de novas soluções analíticas para a administração pública.

Durante o evento, foram apresentadas as principais entregas desenvolvidas no âmbito do Contrato nº 009/2023, firmado entre a Subad e a empresa VERT, com uso da plataforma SAS. As soluções contemplam diferentes áreas estratégicas da Secretaria, como gestão de contratos, convênios, frota, passagens aéreas, carteira imobiliária, análise de gastos, data lake e validação de certidões, além de um chatbot inteligente voltado ao apoio às áreas de suprimentos.

Entre os destaques estão painéis estratégicos e táticos, indicadores consolidados, modelos de identificação de anomalias, alertas automáticos e ferramentas de monitoramento que já apoiam os processos da Subad, permitindo identificar riscos, desvios e oportunidades com mais agilidade e precisão. A programação também contou com uma dinâmica colaborativa de brainwriting, voltada à identificação de novos casos de uso e oportunidades de geração de valor a partir dos dados.

As soluções apresentadas foram desenvolvidas pela Subad, em parceria com a VERT, com o apoio direto das gerências responsáveis pelos processos de gestão de contratos, convênios, gastos, frota, licitações, carteira imobiliária e passagens. Os resultados quantitativos estão em fase de validação e serão divulgados oportunamente, mas os ganhos qualitativos já são percebidos, como maior autonomia no uso dos dados, aumento da transparência, melhoria da governança e apoio mais efetivo à tomada de decisão.

“Nosso foco na Subad é transformar dados em informação útil para o dia a dia da gestão. As soluções apresentadas aqui mostram como a inteligência analítica pode apoiar diretamente os processos, ampliar o controle e gerar mais eficiência. Esse modelo é escalável e tem grande potencial de ser replicado em outras áreas da Secretaria e também em outros órgãos do Estado, fortalecendo uma atuação integrada, orientada por dados e voltada à geração de valor para a administração pública”, destacou o subsecretário de Administração Geral, Charles Almeida.

Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, a inteligência analítica é uma ferramenta estratégica para tornar a administração pública mais eficiente, transparente e orientada a resultados. "Ao investir em dados de qualidade e em soluções integradas, fortalecemos a tomada de decisão dos gestores e avançamos na modernização da gestão pública, sempre com foco em entregar melhores serviços à sociedade”, concluiu.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard