15/09/2016 17h01 - Atualizado em 15/09/2016 17h02

Servidores aprendem sobre educação financeira na aposentadoria

A transição de uma vida de trabalho para a aposentadoria demanda preparação daqueles que querem aproveitar esta nova fase da vida com mais qualidade. Pensando em auxiliar os servidores públicos neste processo, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) realizou, na manhã desta quinta-feira (15), uma palestra sobre Finanças Pessoais. 

O encontro – que integra o Programa de Preparação para a Aposentadoria - Geração Ativa – abordou o planejamento financeiro a partir de quatro passos: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. Para motivar participantes presentes, o palestrante Paulo Costa levou informações e procedimentos para serem apresentados e desfez mitos comuns quando o assunto é reorganização do orçamento pessoal e familiar. 

Além de um momento de contextualização da situação nacional, os participantes passaram por um processo de reflexão sobre o comportamento adotado em suas vidas econômicas, individualmente. A partir disso, eles puderam conhecer quais os primeiros passos essenciais para se programarem com dicas fáceis de serem adotadas no dia a dia. 

Entre as sugestões dadas, o Paulo Costa destacou a realização de reuniões com os demais membros da família para traçar objetivos e ver possibilidades conjuntas de redução de gastos. Outra possibilidade apresentada por ele foi economizar, diariamente, R$ 3 do orçamento que muitas vezes são gastos sem verdadeira necessidade e aplicar em caderneta de poupança, ou outra forma de investimento. 

“O primeiro passo é se informar. Se depois vocês começarem a colocar tudo o que aprenderam em prática, a situação começa a mudar. Às vezes não sentimos as diferenças nos primeiros dias ou nas primeiras semanas, mas são essas pequenas mudanças que permitem fazer grandes diferenças em nossas vidas”, disse o palestrante. 

Medo transformado em meta 

Medo. Este foi o termo utilizado pelas servidoras Maria Auxiliadora Zoppi e Tânia Maria Barbosa para descrever esse momento de transição, antes do início da palestra. “A palavra aposentadoria me assusta bastante”, comentou Tânia. “A redução do rendimento é uma realidade, e não ter rotina pode afetar o meu emocional”, completou Maria Auxiliadora. 

Após receberem uma verdadeira aula de planejamento, o medo começou a dar espaço para novas metas e possibilidades. De acordo com elas, mesmo com as incertezas postas no futuro, o conhecimento possibilitado pelo ‘Geração Ativa’ contribuiu para estabelecer planos e sonhos. “Meta é a palavra que vou carregar agora. Saio daqui com o desejo que me planejar melhor e definir melhor como será essa importante fase”, concluiu Tânia. 

Geração Ativa 

O ‘Geração Ativa’ é um programa de preparação para a aposentadoria que visa oportunizar aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo uma transição trabalho-aposentadoria bem planejada, por meio de ciclos de palestras informativo-vivenciais com temas relevantes para os servidores que estão próximos da aposentadoria. 

A próxima atividade prevista é a palestra sobre Ocupação e pós-carreira, marcada para o dia 05 de outubro. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard