17/07/2019 17h40

Catorze serviços do portal do servidor passam a ser digitais

A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) anunciou, nesta quarta-feira (17), que a partir da próxima segunda-feira (22), 14 serviços da vida funcional do servidor serão feitos de forma digital pelo Portal do Servidor (https://servidor.es.gov.br/) e integrados ao Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs).

Com essa medida, os servidores não precisarão mais se deslocar até a Secretaria para solicitar os serviços de: verificação, averbação e certidão de tempo de serviço; gratificação de adicional de assiduidade e tempo de serviço; reenquadramento do magistério; termo de opção de subsídio e revisão de enquadramento.

Além disso, as solicitações de férias prêmio e licença para adoção, atividade política (provisória e validada), para exercício de mandato eletivo e classista também serão solicitadas por meio do Portal do Servidor.

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, essa ação é um passo importante na modernização da gestão de pessoal. “O servidor do interior não precisará mais se deslocar até a Seger para solicitar um desses serviços. Estamos simplificando e trazendo bastante agilidade para os funcionários públicos”, celebra.

A secretária afirma ainda que essa medida traz economia, transparência e segurança dos dados dos servidores, além de melhoria no fluxo de trabalho dos setores de recursos humanos. “A eliminação do papel proporciona ganho de produtividade, facilidade de acesso às informações e celeridade na geração e distribuição de dados digitais”, completou Lenise Loureiro.

Encontro de RH

As novidades foram anunciadas em encontro com representantes dos setores de RH dos órgãos estaduais, no auditório do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória, nesta quarta-feira (17). No evento, foram mostradas as realizações e as novidades implantadas no primeiro semestre na área de recursos humanos. Os servidores puderam acompanhar uma palestra sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho, proferida pela servidora da Seger, Suellen Barone.

e-Docs

O e-Docs é o sistema corporativo de gestão de documentos arquivísticos digitais do Governo do Estado, que contempla os procedimentos de autuação, despacho, tramitação, classificação, prazo de guarda, arquivamento e destinação final.  Ele foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), o Arquivo Público do Espírito Santo (Apees) e a Seger.

Texto: Pedro Sarkis

Informações à imprensa: