02/04/2019 13h42

Detentos da Secretaria de Justiça realizam pintura artística em prédio público em Vitória

Patrimônios históricos e cartões postais do Centro de Vitória irão estampar a fachada do Edifício Aureliano Hoffman, prédio do Estado localizado na Avenida Jerônimo Monteiro. O trabalho é realizado por internos que cumprem pena no sistema prisional capixaba. Com tinta e pincéis, as imagens vão ganhando forma na fachada do edifício que vai receber, ao todo, oito pinturas de monumentos históricos da Capital.

O trabalho foi iniciado no mês de março com a ilustração do Palácio Anchieta. Vão compor a obra mais sete monumentos: Praça Costa Pereira, Relógio da Praça Oito, Saldanha da Gama, Escadaria Maria Ortiz, Catedral Metropolitana, antiga sede da Assembleia Legislativa e o antigo Instituto dos Advogados de Vitória.

O interno Fabio Gomes Pinheiro aprendeu a pintar há dois anos. Ele se baseia em uma foto e na memória visual para reproduzir a pintura nas paredes. O trabalho artístico requer muita atenção e habilidade. “De todos os trabalhos que já fiz, a pintura é a que mais me identifico. Pretendo continuar com a atividade após cumprir minha pena”, diz Fabio, que agora já ensina o ofício para outro interno.

Alexandre Martins dos Santos divide os pincéis com Fábio no Edifício Aureliano Hoffman. Esta é a primeira pintura artística que executa. “Já tive oportunidade de aprender várias coisas enquanto cumpro pena. Sou eletricista, aprendi um pouco de marcenaria e, agora, a pintura. É uma forma também de deixar nosso dia mais produtivo. Assim que ganhar liberdade, tenho certeza que tudo será diferente. Vida nova”, afirma.

A subsecretária de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Roberta Ferraz, enfatiza a importância da capacitação do preso no processo de ressocialização. "A capacitação profissional e o trabalho podem garantir à pessoa privada de liberdade um recomeço. Apostamos nesse conceito para transformar pessoas e fazer com que a sociedade receba um indivíduo transformado para um melhor convívio social", afirma.

Mais arte

Detentos que cumprem pena em regime semiaberto já foram os responsáveis por painéis pintados no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, como a pintura em homenagem à médica pediatra Milena Gottardi e painéis infantis.

No Hospital Dório Silva, ilustrações da Igreja dos Reis Magos, Terceira Ponte, Mestre Álvaro e Encontro das Águas deixaram os corredores da unidade com mais vida. Já no Hospital da Polícia Militar (HPM), pinturas que retratam o trabalho dos militares e bombeiros, além do Quartel do Comando Geral, em Maruípe, tornaram o ambiente ainda mais humanizado.

Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, à frente da gestão patrimonial do Poder Executivo Estadual, a pintura dos cartões postais torna ambientes públicos mais humanizados. “Esse trabalho é muito importante, pois, ao mesmo tempo que capacita o interno, valoriza os imóveis públicos, dá mais vida aos espaços e contribui para o processo de revitalização do Centro de Vitória e de outros bairros”, destacou

Ressocialização

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) investe em programas de ressocialização que oferecem trabalho, acesso à educação e qualificação profissional ao preso. O objetivo é prepará-lo para o retorno à sociedade.

Atualmente, mais de 60 presos realizam serviços em diversos órgãos do Estado. Entre os trabalhos executados estão reformas, que incluem serviços de alvenaria, pintura, elétrica e hidráulica, além de serviços gerais, jardinagem e capina.

Além da remuneração, todos os internos que trabalham têm direito ao benefício da remição da pena, previsto na Lei de Execução Penal. Isso significa que a cada três dias de trabalho, é possível reduzir um dia da pena.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Sandra Dalton / Karla Secatto

Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

E-mail: imprensa@sejus.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard