13/11/2017 09h05 - Atualizado em 13/11/2017 09h06

Encontro aborda missão de vida e novas carreiras na aposentadoria

Um encontro destinado a trabalhar a aposentadoria como momento de realizar sonhos e iniciar novos projetos. Assim foi a quarta palestra do Programa de Preparação para a Aposentadoria – Geração Ativa, realizada na tarde desta quinta-feira (09), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Promovida pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a ação tem o intuito de abordar a aposentadoria como um processo de transição natural que precisa de um preparo pessoal e de planejamento, e que possui pontos que merecem atenção especial.

O encontro foi comandado pela administradora, psicanalista, psicodramatista organizacional e coach de executivos Giovana Brioschi. Nele os participantes ouviram sobre temas como ritos de passagem, matriz de identidade, medos e desafios, assuntos que ajudam a enxergar essa nova fase da vida como um momento repleto de oportunidades.

Um dos servidores presentes na palestra foi Sebastião Alves. Perto de se aposentar, ele contou que já realiza diversas atividades fora das suas funções na administração pública. Para Sebastião, a próxima etapa da vida será para fazer ainda mais, assumindo um papel de protagonista de melhorias e mudanças.

“O curso é interessante porque provoca no coletivo essa reflexão. Tem gente que pensa em se aposentar para não fazer nada. Mas eu não acho que essa seja a solução. Vou sair com uma experiência muito grande. Se eu não usá-la, de que terá me adiantado ter trabalhado, acumulado essa experiência e aprendido até agora?”, questionou.

Essa visão foi compartilhada pela colega de sala e de profissão Vanda Grazziotti, que também estava na turma. “O ponto mais importante dessa conversa é mostrar que ainda há muito o que fazer, que as possibilidades não acabaram aí. Nosso tempo não vai ser mais utilizado com o trabalho, mas isso não significa que ele precisa ficar ocioso”, concluiu.

Geração Ativa

O ‘Geração Ativa’ é um programa de preparação para a aposentadoria que tem o intuito de oportunizar aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo uma transição trabalho-aposentadoria bem planejada, por meio de ciclos de palestras informativo-vivenciais.

A iniciativa é desenvolvida Seger, em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) e a Esesp, e está aberta à participação de profissionais de todas as faixas etárias.

A próxima palestra terá o tema “Orientações previdenciárias: meu tempo chegou?” e está marcada para o dia 07 de dezembro, sob o comando da gerente de Benefícios do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), Liane Mara da Silva.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp