05/10/2016 17h42

Encontro aborda possibilidades de ocupação após aposentadoria

Encontro aborda possibilidades de ocupação após aposentadoria

 Ainda na adolescência, a servidora Dalva de Oliveira se apaixonou pelo artesanato. Apesar do gosto pelo trabalho manual, ela precisou adiar o desejo de realizar este tipo de atividade por conta da rotina no trabalho e das tarefas assumidas no lar. Agora, quando inicia sua preparação para a aposentadoria, Dalva começa a enxergar no artesanato uma nova fonte de satisfação pessoal e geração de renda.

 Para conseguir colocar esse plano em prática, a profissional participou da palestra “Ocupação e Pós-Carreira”, promovida pelo Programa de Preparação para Aposentadoria - Geração Ativa. O encontro foi realizado na Escola de Serviço Público do Espírito Santo e reuniu cerca de 40 servidores públicos interessados em começar essa etapa da vida de maneira programada.

 A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) – em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) e a Esesp –, promove momentos de reflexão sobre temas importantes referentes a esse processo de transição. O intuito é subsidiar os participantes com as informações necessárias para que eles possam aproveitar ao máximo este novo momento.

 “Tenho feito cursos de diferentes técnicas de artesanato e estou armazenando material para dar início assim que me aposentar”, conta Dalva. “Participar dessa palestra me trouxe esclarecimento, segurança e determinação. Estou mais consciente do que quero fazer. É hora de inovar. Eu acredito que este será um tempo cheio de oportunidades para mim”, completou a servidora.

Essa mudança de visão também foi destacada por Anazilda Bernardes, outra participante da palestra. Ela, que dizia ter medo de se “tornar uma inútil”, saiu de lá com novos projetos na cabeça e muita solidariedade no coração. “Quero ser mais útil à comunidade fazendo trabalho voluntário, e à minha família, me fazendo mais presente”, revelou.

Ao longo do encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre o processo de aposentadoria e a visualizar essa nova fase como mais uma entre tantas outras que são encontradas na vida desde o nascimento, sem medo. Para isso, a psicanalista e coach Giovana Brioschi de Carvalho levou uma série de temas para serem debatidos, colocando a descontração como um ingrediente especial.

Até o momento, duas palestras já foram realizadas pelo programa Geração Ativa em 2016. A primeira delas teve como tema a Legislação Previdenciária. Já na segunda, a educação financeira e os cuidados com a renda marcaram o debate. Até o fim do ano, outros dois momentos estão programados: no dia 08 de novembro ocorrerá uma palestra com a temática “Saúde e Autonomia”; e em 1º de dezembro, o ciclo 2016 do Geração Ativa será encerrado com uma discussão sobre “Família e Apoio Social”.

Geração Ativa

O ‘Geração Ativa’ é um programa de preparação para a aposentadoria que visa oportunizar aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo uma transição trabalho-aposentadoria bem planejada, por meio de ciclos de palestras informativo-vivenciais com temas relevantes para os servidores, principalmente os que estão próximos da aposentadoria.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard